Item documental Desp_210-1-11_1829-11-28 - Despacho enviado ao Francisco Muniz Tavares (1793-1876) em 28 de novembro de 1829 com resposta da carta do Cardeal Venbini que fala sobre a ida do Monsenhor Vidigal (s.d-1838) para Roma, que nesta ocasião, irá na qualidade de encarregado de Estado e ministro plenipotenciário junto a Santa Sé.

Open original Objeto digital

Zona de identificação

Código de referência

BR DFMRE RIO-AHI-SNEIB-FIM-LEG-ComGovEx-Vat-Desp_210-1-11_1829-11-28

Título

Despacho enviado ao Francisco Muniz Tavares (1793-1876) em 28 de novembro de 1829 com resposta da carta do Cardeal Venbini que fala sobre a ida do Monsenhor Vidigal (s.d-1838) para Roma, que nesta ocasião, irá na qualidade de encarregado de Estado e ... »

Data(s)

  • 28/09/1829 (Produção)
  • Cidade do Vaticano, Vaticano. (Produção)

Nível de descrição

Item documental

Dimensão e suporte

Textual, manuscrito, 1 página.
20,7 cm x 19,2 cm

Zona do contexto

Nome do produtor

História do arquivo

O Arquivo Histórico do Itamaraty – AHI – foi criado oficialmente por meio do Decreto-Lei nª 4.422 de 30 de junho de 1942, durante a gestão do Embaixador Oswaldo Aranha (1894-1960) a frente do Ministério das Relações Exteriores e durante a presidência ... »

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiadas pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Francisco Muniz Tavares (1793-1876) nasceu em Recife, Pernambuco, onde fez seus primeiros estudos em teologia na Congregação dos Padres da Madre de Deus, onde se tornou sacerdote, capelão, secretário, professor de latim e regente interino na Vila do Cabo.... »

Avaliação, selecção e eliminação

A documentação do Arquivo do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documento de caráter permanente.

Sistema de arranjo

O Fundo Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889), encontra-se organizado em dois grandes grupos (Atividade Meio e Atividade Fim). O primeiro está dividido em 04 séries (Organização e funcionamento, Pessoal, Contabilidade e ... »

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Condiçoes de reprodução

Os documentos textuais podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz ... »

Idioma do material

  • português

Características físicas e requisitos técnicos

Documento em suporte de papel.

Instrumentos de descrição

Inventário do Arquivo Histórico do Itamaraty no Rio de Janeiro. Documentação entre 1822 a 1889. Disponível em:< https://www.funag.gov.br/.../catalogoahi_1822_1889.pdf >

Instrumento de descrição documental

Zona das notas

Nota

Documento em bom estado de conservação.

Zona do controlo da descrição

Datas de criação, revisão, eliminação

Julho - novembro de 2022.

Fontes

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: ... »

Nota do arquivista

Equipe da prestadora Cassis GED e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), ... »

Pessoas e organizações relacionadas