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Reference code
Title
Date(s)
- Não consta (Creation)
Level of description
Item
Extent and medium
21 cm x 27,5cm
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Name of creator
Biographical history
Repository
Archival history
As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.
O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.
Immediate source of acquisition or transfer
Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.
Content and structure area
Scope and content
Após abdicar do trono brasileiro, D. Pedro I, retornou a Portugal em 1831, falecendo três anos depois vítima de uma tuberculose, aos 36 anos. Já doente, e recolhido no Palácio de Queluz, no mesmo quarto onde nascera, pediu para abraçar um dos soldados que servira sob suas ordens na guerra e recebeu da filha, rainha de quinze anos, uma comenda. Morreu em 24 de setembro de 1834. O rei, filho e neto de reis, defensor das instituições livres na América e na Europa, que dera constituições às suas duas pátrias e que deixou a filha reinando em Portugal e o filho no Brasil.
Appraisal, destruction and scheduling
A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.
Accruals
System of arrangement
O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)
Conditions governing reproduction
Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Litogravura em suporte de papel, preto e branco.
Finding aids
Finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Documento em bom estado de conservação.
Consta o endereço da Litografia Dias da Costa, Rua Nova dos Martyres. Nº 2.
Note
Dias da Costa, litógrafo do século XIX, muito provavelmente de nacionalidade portuguesa, costumava assinar suas obras apenas com seus sobrenomes [1]. São escassas as informações biográficas a respeito do artista. Algumas fontes indicam a abreviatura "A." para seu nome de batismo e, em pelo menos um caso, se aventa a possibilidade de que se chamasse António (nesta hipótese, aparentemente seria homônimo de cartógrafo também do século XIX, do qual há dois mapas na Biblioteca Nacional do Brasil) [2].
Estudo sobre coleção de gravuras existentes em Braga qualifica "A. Dias da Costa" como "litografo operoso, que desenvolveu o seu trabalho na segunda metade do século XIX". Conforme o mesmo estudo, foi autor de "diversas estampas que saíram das Litografias da Imprensa Nacional, da Litografia Lopes (...) em Lisboa, da A. S. Castro" e outras [3].
Embora, efetivamente, boa parte das obras de Dias da Costa possa, de acordo com as indicações disponíveis, ser associada à segunda metade, há gravuras datadas da primeira metade do século XIX de autoria do litógrafo.
Entre essas, inclui-se a litografia "Dom Pedro I no seu leito de morte", impressa de 1840 [4]. Outras litografias de Dias da Costa publicadas ainda na primeira metade do século, todas de figuras humanas, encontram-se em livro editado em 1843 e em 1847 [5].
A litografia de Dom Pedro I assinada por Dias da Costa, pertencente à Mapoteca do Itamaraty, tem por título Retrato do Senhor Dom Pedro depois de morto". A gravura, sem indicação de data, é semelhante, mas não igual, à citada "Dom Pedro I no seu leito de morte", impressa em 1840 [6].
Uma série de gravuras do litógrafo retrata artistas líricos que se apresentaram no Teatro de São Carlos de Lisboa, entre elas cinco reunidas em artigo sobre gravuras do gênero e algumas acessíveis em fontes dispersas [7]. Aqui se confirma a atuação de Dias da Costa na segunda metade do século XIX, pois as apresentações desses artistas ocorreram nas décadas de 1850 e 1860.
LIMA, Henrique de Campos Ferreira. Retratos litografados de artistas líricos dos Teatros de S. Carlos de Lisboa e S. João do Porto. Revista de Guimarães, n. 51, p. 388-411. Out. 1941. Disponível em: https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/rgmr/item/55924#?c=0&m=0&s=0&cv=0. Acesso em 25 jan. 2023.
CASTRO, A. S.; Costa, A. Dias da. Teresa de Giuli-Borsi. Lisboa: Museu Nacional da Música, [19--]. 1 gravura. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/teresa-de-giuli-borsi-a-s-castro/1QG0IsF3GuIFxQ?hl=pt-pt. Acesso em: 24 jan. 2023.
In: Forum, 2004. P. 61-171 Disponível em: https://www.academia.edu/25409018/ A_colec%C3%A7%C3%A3o_de_gravuras_do_Arquivo_Distrital_de_Braga_estudo_e_cat%C3%A1logo. Acesso em: 25 jan. 2023.
COSTA, A. Dias da. D. Pedro I no seu leito de morte. [1840]. 1 gravura. Disponível em: https://www.conradoleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=2351082.
ANDRADE, José Ignacio de. Cartas escritas da Índia e da China nos anos de 1815 a 1835. 2 ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 1847. Disponível em:https://www.livrariaferreira.pt/livro/cartas-escritas-da-india-e-da-china-nos-anos-de-1815-a-1835/. Acesso em: 28 mar. 2023.
SENDIM, Mauricio José do Carmo. S. M. I. O Senhor D. Pedro, Duque de Bragança. 1834. 1 gravura. Disponível em: https://www.emporiodocolecionador.com.br/peca.asp?ID=5870872. Acesso em: 25 jan. 2023.
COSTA, A. Dias da. Eufrosina Parepa, primeira dama absoluta do Real Theatro de S. Carlos de Lisboa. [1856]. 1 gravura. Disponível em: https://purl.pt/5079. Acesso em: 25 jan. 2023.
[1] Lima, Henrique de Campos Ferreira. "Retratos litografados de artistas líricos dos Teatros de S. Carlos de Lisboa e S. João do Porto". Revista de Guimarães, 51 (4) Out.-Dez. 1941, pp. 388-411 (disponível em https://www.csarmento.uminho.pt/site/site
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Dates of creation revision deletion
Julho - novembro de 2022.
Language(s)
Script(s)
Sources
CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.
GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.
LUSTOSA, Isabel. Perfis brasileiros: D. Pedro I. São Paulo: Cia das Letras, 2006.
Archivist's note
Equipe da prestadora Cassis GED e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Paulo Marcelo Ferreira de Moraes Júnior (Arquivista), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).