Item documental Icon_B6-1_1834_09 - Litografia colorida, datada de 1834 e de autoria de Jean-Baptiste Debret, retratando quatro plantas das florestas brasileiras. A primeira planta, localizada na parte superior esquerda, apresenta um caule e plantas verdes, com flores azuis. A segunda planta, localizada na parte superior direita, apresenta um caule marrom, com flores verdes e frutos amarelado. A terceira planta, apresentada na parte inferior esquerda, apresenta um caule castanho, com folhas verdes e flores rosas. A quarta planta, localizada na parte inferior direita, apresenta um caule verde e flores brancas.

Open original Objeto digital

Zona de identificação

Código de referência

BR DFMRE RIO-BHI-GER-ILU-Deb-Icon_B6-1_1834_09

Título

Litografia colorida, datada de 1834 e de autoria de Jean-Baptiste Debret, retratando quatro plantas das florestas brasileiras. A primeira planta, localizada na parte superior esquerda, apresenta um caule e plantas verdes, com flores azuis. A segunda planta, localizada na parte superior direita, apresenta um caule marrom, com flores verdes e frutos amarelado. A terceira planta, apresentada na parte inferior esquerda, apresenta um caule castanho, com folhas verdes e flores rosas. A quarta planta, localizada na parte inferior direita, apresenta um caule verde e flores brancas.

Data(s)

  • 1834 (Produção)
  • Paris, França (Produção)

Nível de descrição

Item documental

Dimensão e suporte

Iconográfico, impresso, colorido
31 x 20 cm

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

As origens da BHI remontam aos acervos transferidos pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Reino de Portugal (1736-1822) quando da mudança de sede do império português de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1808. Neste cenário, centenas de documentos, mapas e livros relativos à política externa do reino de Portugal e suas colônias espalhadas pelo mundo, foram trazidos entre 1808 e 1810. Antônio Peregrino Maciel Monteiro, Barão de Itamaracá (1804-1868), secretário dos estrangeiros no final do período Regencial, criou a Biblioteca da Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil em 1838. Após a transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, trasladou-se, em 1971, parte representativa do acervo do Rio de Janeiro para as novas instalações na Capital Federal. Em 1975, esse núcleo passou a constituir a atual Biblioteca Azeredo da Silveira, instalada no Ministério das Relações Exteriores.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • francês

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumento de descrição documental

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Documento em bom estado de conservação.

Nota

Contém a abreviação da litografia “Che. Motte” no canto inferior direito.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados