Item documental Icon_B6-2-2_1835_09 - Litografia colorida, datada de 1835, de autoria de Jean-Baptiste Debret, apresentando duas imagens. A primeira imagem, de cima para baixo, retrata um homem preto levando grandes cestos pendurados em uma haste que ele suporta sobre um chapéu; ele veste um traje branco na cintura, um adereço verde no pescoço, uma faixa vermelha no braço esquerdo e leva um bastão amarelo e azul na mão esquerda; há plantas na estrada em que ele caminha e mais dois homens fazendo cestas em segundo plano. Embaixo da imagem, há uma inscrição intitulada “Marchand de sestes, paniers que se portent sur la tête”. A segunda imagem retrata dois homens pretos negociando aves; o homem à esquerda leva as aves penduradas no ombro e nas mãos, o homem à direita leva as aves em um grande cesto sobre sua cabeça. Em segundo plano, no lado esquerdo, há dois cavalos transportando aves e um homem de chapéu encostado na parede de um imóvel; ao fundo, no lado esquerdo, há árvores e montes cobertos por vegetação. Embaixo da imagem, há uma inscrição inti

Open original Objeto digital

Zona de identificação

Código de referência

BR DFMRE RIO-BHI-GER-ILU-Deb-Icon_B6-2-2_1835_09

Título

Litografia colorida, datada de 1835, de autoria de Jean-Baptiste Debret, apresentando duas imagens. A primeira imagem, de cima para baixo, retrata um homem preto levando grandes cestos pendurados em uma haste que ele suporta sobre um chapéu; ele veste um traje branco na cintura, um adereço verde no pescoço, uma faixa vermelha no braço esquerdo e leva um bastão amarelo e azul na mão esquerda; há plantas na estrada em que ele caminha e mais dois homens fazendo cestas em segundo plano. Embaixo da imagem, há uma inscrição intitulada “Marchand de sestes, paniers que se portent sur la tête”. A segunda imagem retrata dois homens pretos negociando aves; o homem à esquerda leva as aves penduradas no ombro e nas mãos, o homem à direita leva as aves em um grande cesto sobre sua cabeça. Em segundo plano, no lado esquerdo, há dois cavalos transportando aves e um homem de chapéu encostado na parede de um imóvel; ao fundo, no lado esquerdo, há árvores e montes cobertos por vegetação. Embaixo da imagem, há uma inscrição inti

Data(s)

  • 1835 (Produção)
  • Paris, França. (Produção)

Nível de descrição

Item documental

Dimensão e suporte

Iconográfico, impresso, colorido.
34,9 cm x 22,6 cm

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

As origens da BHI remontam aos acervos transferidos pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Reino de Portugal (1736-1822) quando da mudança de sede do império português de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1808. Neste cenário, centenas de documentos, mapas e livros relativos à política externa do reino de Portugal e suas colônias espalhadas pelo mundo, foram trazidos entre 1808 e 1810. Antônio Peregrino Maciel Monteiro, Barão de Itamaracá (1804-1868), secretário dos estrangeiros no final do período Regencial, criou a Biblioteca da Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil em 1838. Após a transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, trasladou-se, em 1971, parte representativa do acervo do Rio de Janeiro para as novas instalações na Capital Federal. Em 1975, esse núcleo passou a constituir a atual Biblioteca Azeredo da Silveira, instalada no Ministério das Relações Exteriores.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • francês

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumento de descrição documental

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Documento em bom estado de conservação

Nota

Contém o nome da litografia “Thierry Frères Succ. De Engelmann & Cia” na parte inferior direita.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Janeiro de 2024 a janeiro de 2025

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

GUIA DAS ARTES. Jean Baptiste Debret. São Lourenço, MG: Guia das Artes, 2015. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/jean-baptiste-debret/resumo. Acesso em: 05 set. 2022.

Nota do arquivista

Equipe da prestadora de serviço Tempo Real Produções ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Jefferson do Nascimento Albino (Coordenador Geral). Zoray Maria Telles (Restauradora). Lúcia Helena Gomes Antônio (Auxiliar de Restauração). Kênia da Silva Vieira (Coordenadora de Descrição/Vice-coordenadora Geral). Camila Oliveira da Silva (Descritora). Verônica dos Santos Silva (Descritora). Yan Melo de Almeida (Descritor). Nayara de Sousa Leite (Descritora). Thiago Souza de Mendonça (Coordenador de Revisão). Maiara De Souza Domequis (Revisora). Renan Cesar Rodrigues Ambrosio (Fotógrafo/Digitalizador). Renata Costa Pinto (Editora). Luis Henrique Souza de Santos (Pesquisador/Historiador). Patrick Diego Sousa e Silva (Paleografia). Elem Suzane Brito de Assis (Tradução francês). Cristiane Patrocínio Franceschi (Tradução inglês). Fábio Eduardo Gomes (Estagiário em História).
Agradecimento especial ao Prof. João Daniel Almeida.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados