Item Icon_B6-2-V3_1839_51 - Litografia colorida, datada de 1839 e criada por Jean-Baptiste Debret, apresentando quatro imagens. A primeira e com o n.5 é a continuação do panorama da baía do Rio de Janeiro, com um conjunto de montanhas que se estende em direção ao mar. Na parte inferir direita é possível observar algumas construções ao longo de caminhos no sopé de uma montanha. Abaixo da imagem está a inscrição: “Suíte du panorama de la baie de Rio de Janeiro.” A imagem n.6 é um ponto da floresta atlântica onde os viajantes amarravam seus cavalos. Abaixo da imagem está a inscrição: “Rond-point mênage pour la station ombragée des chevaux des voyageurs...” A imagem n.7 é o perfil do bloco de granito que forma o cume do corcovado, com uma parte coberta pela vegetação. Acima há uma casinha e uma bandeira do Império do Brasil está próxima ao guarda-corpo. Abaixo da imagem está a inscrição: “Profil du bloc de granit qui forme la sommité presque nûe du pic...” A imagem n.8 é o tronco de uma árvore rodeada por cipós, onde se vê a inscrição d

Open original Digital object

Identity area

Reference code

BR DFMRE RIO-BHI-GER-ILU-Deb-Icon_B6-2-V3_1839_51

Title

Litografia colorida, datada de 1839 e criada por Jean-Baptiste Debret, apresentando quatro imagens. A primeira e com o n.5 é a continuação do panorama da baía do Rio de Janeiro, com um conjunto de montanhas que se estende em direção ao mar. Na parte inferir direita é possível observar algumas construções ao longo de caminhos no sopé de uma montanha. Abaixo da imagem está a inscrição: “Suíte du panorama de la baie de Rio de Janeiro.” A imagem n.6 é um ponto da floresta atlântica onde os viajantes amarravam seus cavalos. Abaixo da imagem está a inscrição: “Rond-point mênage pour la station ombragée des chevaux des voyageurs...” A imagem n.7 é o perfil do bloco de granito que forma o cume do corcovado, com uma parte coberta pela vegetação. Acima há uma casinha e uma bandeira do Império do Brasil está próxima ao guarda-corpo. Abaixo da imagem está a inscrição: “Profil du bloc de granit qui forme la sommité presque nûe du pic...” A imagem n.8 é o tronco de uma árvore rodeada por cipós, onde se vê a inscrição d

Date(s)

  • 1839 (Creation)
  • Paris, França. (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

Iconográfico, impresso, colorido.
51 cm x 31 cm

Context area

Name of creator

Biographical history

Archival history

As origens da BHI remontam aos acervos transferidos pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Reino de Portugal (1736-1822) quando da mudança de sede do império português de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1808. Neste cenário, centenas de documentos, mapas e livros relativos à política externa do reino de Portugal e suas colônias espalhadas pelo mundo, foram trazidos entre 1808 e 1810. Antônio Peregrino Maciel Monteiro, Barão de Itamaracá (1804-1868), secretário dos estrangeiros no final do período Regencial, criou a Biblioteca da Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil em 1838. Após a transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, trasladou-se, em 1971, parte representativa do acervo do Rio de Janeiro para as novas instalações na Capital Federal. Em 1975, esse núcleo passou a constituir a atual Biblioteca Azeredo da Silveira, instalada no Ministério das Relações Exteriores.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Conditions governing reproduction

Language of material

  • French

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Documento em bom estado de conservação.

Note

Contém o nome da litografia “Thierry Frères” na parte inferior direita.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Janeiro de 2024 a janeiro de 2025

Language(s)

Script(s)

Sources

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização. Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

GUIA DAS ARTES. Jean Baptiste Debret. São Lourenço, MG: Guia das Artes, 2015. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/jean-baptiste-debret/resumo. Acesso em: 05 set. 2022.

Archivist's note

Equipe da prestadora de serviço Tempo Real Produções ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Jefferson do Nascimento Albino (Coordenador Geral). Zoray Maria Telles (Restauradora). Lúcia Helena Gomes Antônio (Auxiliar de Restauração). Kênia da Silva Vieira (Coordenadora de Descrição/Vice-coordenadora Geral). Camila Oliveira da Silva (Descritora). Verônica dos Santos Silva (Descritora). Yan Melo de Almeida (Descritor). Nayara de Sousa Leite (Descritora). Thiago Souza de Mendonça (Coordenador de Revisão). Maiara De Souza Domequis (Revisora). Renan Cesar Rodrigues Ambrosio (Fotógrafo/Digitalizador). Renata Costa Pinto (Editora). Luis Henrique Souza de Santos (Pesquisador/Historiador). Patrick Diego Sousa e Silva (Paleografia). Elem Suzane Brito de Assis (Tradução francês). Cristiane Patrocínio Franceschi (Tradução inglês). Fábio Eduardo Gomes (Estagiário em História).
Agradecimento especial ao Prof. João Daniel Almeida.

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places