Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Minuta de despacho enviado por Luiz José de Carvalho e Mello (1764-1826), Visconde de Cachoeira, para o Presidente da Província da Bahia, com data de 07 de fevereiro de 1825, discorrendo sobre questões envolvendo o Cônsul francês residente na Bahia e a fragata “Lybio” que chegaria ao porto daquela mesma cidade.

Luiz José de Carvalho e Mello (1764-1826), Visconde de Cachoeira. Nasceu em Salvador, e se formou em Coimbra. Antes da Independência ocupou várias funções jurídicas. Foi juiz de fora da Ponte de Lima em Portugal e desembargador da relação do Rio de Janeiro. Também atuou como deputado da Real Junta do Comércio, desembargador do Paço e deputado da Mesa da Consciência e Ordens em 1808. Disputou a constituinte em 1823 e fez parte do segundo Conselho de Estado, ocupando a pasta do Ministério dos Estrangeiros entre 1823 e 1825. Recebeu o título de Visconde da Cachoeira e foi um dos principais responsáveis pelos processos de reconhecimento da Independência do Brasil por nações estrangeiras como Estados Unidos da América e Portugal. Melo adotou como estratégia diplomática a união das antigas colônias americanas contra os interesses das antigas metrópoles. O reconhecimento de independência pelos Estados Unidos da América foi selado em 31/05/1824. Ainda durante a sua administração Portugal afirmou o termo de reconhecimento da Independência do Brasil em 29/08/1825. O Visconde de Cachoeira foi também responsável por elaborar o estatuto para o curso jurídico na corte e por redigir o projeto da Constituição Brasileira depois de D. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte em 1823. Em 1826, foi nomeado senador pela província da Bahia, pouco antes de falecer.
A Província da Bahia foi formada pela fusão das antigas capitanias da Bahia e de Ilhéus durante o Brasil imperial. Seus limites territoriais passaram por profundas transformações durante os períodos colonial e imperial, incorporando até mesmo territórios que antes pertenciam a Pernambuco. A província possui uma diversidade de paisagens, predominando no sertão o clima seco, que favoreceu a pecuária e culturas agrícolas menos dependentes de chuvas constantes.
A Bahia destacou-se como lar de diversos autores, diplomatas, ministros e nobres importantes para a história do Brasil. A província teve um papel significativo na história do país, incluindo sua adesão ao projeto de independência do Brasil em 2 de julho de 1823, menos de um ano após o Grito da Independência.
Durante o Período Regencial, a Bahia foi palco de eventos marcantes. Entre eles, a Revolta dos Malês em 1835 e a Sabinada entre 1837 e 1838, ambas ocorridas em Salvador, a capital provincial. Essas revoltas refletiram as tensões sociais e políticas da época, contribuindo para a complexa história da província e do Brasil no século XIX.

Luiz José de Carvalho e Mello (1764-1826)