Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Minuta de 7 de outubro de 1823, de José Joaquim Carneiro de Campos (1768- 1836), conselheiro, ministro e secretário de estado dos negócios do Império, e dos Estrangeiros, a Condy Raguet (1784-1842), cônsul dos Estados Unidos da América, referente ao recebimento da portaria do ministro e secretário de estado dos negócios da Fazenda, discriminando a maneira como o translado dos artigos pertencentes a Cesar Augustus Rodney (1772-1824), ministro americano nomeado para residir em Buenos Aires, seria feito. Artigos a bordo da Fragata Congresso para o navio Sally.

José Joaquim Carneiro de Campos (1768-1836), primeiro Visconde com grandeza (1825) e Marquês de Caravelas (1826), nasceu na Bahia e faleceu no Rio de Janeiro. Político, diplomado em Teologia e Direito pela Universidade de Coimbra, permaneceu alguns anos em Portugal, voltando em 1807. Foi nomeado oficial-maior da Secretaria do Reino e sucedeu a José Bonifácio na pasta do Império e Estrangeiros (1823). Atuou como um dos redatores da Constituição Imperial. Exerceu o cargo de senador da Bahia (1826), ministro da Justiça, do Império e de Estrangeiros. Foi também membro da regência provisória que governou o país, de 7 de abril a 17 de junho de 1831.

Condy Raguet (1784-1842), nascido na Filadélfia, Pennsylvania, e de ascendência francesa, foi comerciante, banqueiro, economista político, coronel, deputado estadual, diplomata, escritor, editor e líder religioso. Foi o primeiro encarregado de Negócios dos Estados Unidos para o Brasil, foi um autor especializado na economia política da década de 1820 ao início da década de 1840. Contribuiu para a doutrina de livre comércio da época, como editor de periódicos influentes. Antes de liderar com esta temática, ele estava pronto para negociar um tratado de reciprocidade entre os Estados Unidos e o Brasil.

Cesar Augustus Rodney (1772-1824), nasceu em Dover, em Kent County, no Estado de Delaware e morreu em Buenos Aires. Filho de Thomas Rodney e Elizabeth Fisher. Sobrinho de Caesar Rodney, um dos signatários da Declaração de Independência e presidente de Delaware durante a Revolução Americana. Depois de se formar na Universidade da Pensilvânia em 1789, Rodney estudou direito com Joseph B. McKean na Filadélfia e foi admitido na Ordem dos Advogados em 1793. Exerceu a advocacia em Wilmington e New Castle, Delaware, por três anos. Casou-se com Susan Hunn, filha do capitão John Hunn. Atuou como membro do Partido Democrata-Republicano, serviu na Assembleia Geral de Delaware, sendo um representante e senador dos Estados Unidos, assim como procurador-geral dos Estados Unidos (1807) e ministro dos Estados Unidos na Argentina.

José Joaquim Carneiro de Campos (1768- 1836)