Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Despacho de 6 de dezembro de 1823, enviado por Carlos Anaya (1777-1862) a José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), relatando sobre o recebimento de ofício que contém as instruções para a nomeação do deputado do estado Cisplatino e a execução desse processo pelo colégio eleitoral de Maldonado.

José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), nasceu em Santos, São Paulo, e morreu em Niterói, Rio de Janeiro. Foi o segundo dos nove filhos do casal Bonifácio José de Andrada e Maria Bárbara da Silva. Com o auxílio de pais e tios, José Bonifácio concluiu em casa seus estudos primários, e aos quatorze anos seguiu para São Paulo, onde estudou com Frei Manuel da Ressurreição, com intenção de ordenar-se padre, mas acabou por seguir outros caminhos. Exerceu um papel de extrema importância para o processo de Independência do Brasil, sendo considerado até mesmo como o Patriarca da Independência. Articulou a permanência do Príncipe Regente D. Pedro I no Brasil e foi nomeado como ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros em janeiro de 1822.

Carlos Anaya (1777-1862), militar e político nascido na Argentina, dedicou sua vida, no entanto, a atuação no Uruguai. Era a favor do movimento independentista, foi nomeado comissário geral de Guerra e juiz do departamento de Maldonado. Assinou a declaração da independência como representante da vila de Maldonado em 1825. Atuou também como presidente da república do Uruguai em 1834.

Carlos Anaya (1777-1862)