Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Nota diplomática enviada pelo ministro de Estado e relações exteriores de Buenos Aires, José Valentim Gomes (s.d.), ao ministro de estado do departamento dos negócios estrangeiros de Buenos Aires, José Joaquim Carneiro de Campos (1768-1836), datado em 28 de agosto de 1823. No documento fora destacado, entre outros assuntos, a amistosidade do governo brasileiro em assinar um Tratado de Aliança e Amizade, bem como indica a recepção brasileira em formalizar as relações comerciais com Buenos Aires, e, em reconhecer a autonomia e Independências desta e outras províncias na região da Prata.

José Joaquim Carneiro de Campos (1768-1836), primeiro Visconde com grandeza (1825) e Marquês de Caravelas (1826), nasceu na Bahia e faleceu no Rio de Janeiro. Político, diplomado em teologia e direito pela Universidade de Coimbra, permaneceu alguns anos em Portugal, voltando em 1807. Foi nomeado oficial-maior da Secretaria do Reino e sucedeu a José Bonifácio na pasta do Império e Estrangeiros (1823). Atuou como um dos redatores da Constituição Imperial. Exerceu o cargo de senador da Bahia (1826), ministro da Justiça, do Império e de Estrangeiros. Foi também membro da regência provisória que governou o país, de 7 de abril a 17 de junho de 1831.

José Valentim Gomez (s.d.), diplomata enviado pelo governo de Buenos Aires como comissário para uma tentativa diplomática de anexar a Província da Cisplatina às Províncias Unidas do Rio da Prata.

José Valentim Gomes (s.d.)