Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Cópias de despachos enviados, entre 1827 e 1828, pelo cônsul brasileiro em Luanda, Ruy Germack Possolo (1788-s.d.), ao capitão do Bergantim Flor do Brasil, José Maria de Carvalho, e ao ministro e secretário de estado dos negócios estrangeiro, Nicolau d’Abreu Castelo Branco (1781-1835), na qual se debatia sobre os espólios do falecido José Isodoro de Noronha, que se encontravam no referido Bergantim. Na ocasião, o cônsul se queixa do não cumprimento de seus ofícios e das ofensas proferidas pelo capitão José Maria ao ser questionado sobre os escravizados do falecido que estavam sendo transportados para o Brasil.

Ruy Germack Possolo (1788-s.d.), nasceu em Lisboa e foi batizado na freguesia de N. S. da Lapa da mesma cidade a 16 de dezembro do mesmo ano. Cavaleiro da Ordem de Cristo, capitão de mar e guerra honorário, 1º Oficial de Secretaria na província do Rio de Janeiro. Casou em primeiras núpcias com D. Mariana, e, posteriormente com D. Emília da Silva, filhas de Francisco José Ignácio da Silva, Cavaleiro da Ordem de Cristo, e Coronel de Cavalaria. Após o seu regresso de Angola, em 1828, o nome de Ruy Germack Possolo compôs sucessivas listas de Oficiais da Secretaria do Governo da Província do Rio de Janeiro, vindo a figurar no final de sua carreira burocrática, em 1853, como Chefe de Seção da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro.

Nicolau de Abreu Castelo Branco Cardoso e Melo (1781-1835), nasceu em Fornos de Algodres, Lisboa. Fidalgo Cavaleiro da Casa Real Alavrá Do Conselho do Rei D. João VI; Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa em 1830. Cavaleiro Militar da Ordem de São Bento de Aviz; condecorado com a medalha da Guerra Peninsular e com as de Honra por de Sua Majestade, por várias batalhas. Também foi oficial de cavalaria, do exército realista. Tornou-se coronel d'aquella arma, em dezembro de 1820; brigadeiro, em fevereiro de 1831; e Marechal de campo, em novembro de 1833. Foi Capitão e Governador do Reino de Angola. Fiel a bandeira que havia jurado defender.

Ruy Germack Possolo (1788-s.d.)