Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Despacho original enviado por João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg (1776-1838), Marquês de Aracati, a Luiz Moutinho Lima Alvares e Silva (1792-1863), em 08 de julho de 1828. Informa a ida de Francisco Manoel Campolim (s.d.) à Europa para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre máquinas, haja vista sua função de Mestre do Trem e encarregado de todas as máquinas da Casa da Moeda. Além disso, Aracati orienta que Moutinho facilite, ao máximo possível, a estadia de Campolim, de modo que ele cumpra os objetivos propostos.

João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg (s.d.-1838), Marquês de Aracati, nasceu em Lisboa em 1776 e faleceu em Moçambique em 28 de março de 1838. Exerceu o cargo de governador e, posteriormente, senador da capitania do Ceará, governador e capitão-general de São Paulo. O Marquês também foi nomeado governador de Moçambique por carta régia de 22 de dezembro de 1836, tomando posse no ano seguinte.
Luiz Moutinho de Lima Álvares e Silva (1792-1863), ocupou o cargo de oficial da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e foi nomeado como encarregado de Negócios nos Estados Unidos, porém essa decisão logo foi revogada devido à necessidade da sua presença na Secretaria do Estado. Também teve um papel importante sendo responsável pela inspeção e revisão do Diário do Governo. Grande diplomata da época, era encarregado de Negócios junto aos Estados Papais e ao Grão-Ducado de Toscana, chefiou missões como a de Paris, Buenos Aires, Toscana, Vaticano, Parma e Sardenha.
Francisco Manoel Campolim (s.d-s.d), foi nomeado em 26 de setembro de 1823, Mestre do Trem de Mato Grosso, sendo encarregado da abertura dos cunhos de moeda e do andamento de todas as repartições e máquinas a elas pertencentes.

João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg, Marquês de Aracaty (1776-1838)