Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Cópia de ofício enviado por Luiz da Saldanha da Gama Mello e Torre (s.d. - s.d.), Marquês de Taubaté, para Luiz Moutinho Lima Alvares e Silva (1792-1863), representante brasileiro na corte de Roma, em data de 03 de junho de 1828, acusando recebimento de ofícios. Assinala que dirigiu uma carta ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Nápoles discorrendo sobre a situação no governo de Portugal. Informa que requisitou à corte de Nápoles que retirasse seu encarregado de negócios da corte de Lisboa. Discorre sobre a renúncia de D. Pedro I (1798 - 1834), ao trono de Portugal em favor de D. Maria II (1819 - 1853).

Luiz da Saldanha da Gama Mello e Torre (s.d. - s.d.), Marquês de Taubaté. Diplomata, filho do sexto Conde da Ponte. Foi encarregado de Negócios no Grão-Ducado da Toscana, em 1827, e ministro na França, na Rússia e na Dinamarca, em 1828.

Luiz Moutinho de Lima Álvares e Silva (1792-1863) - Ocupou o cargo de oficial da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e foi nomeado como encarregado de Negócios nos Estados Unidos, porém essa decisão logo foi revogada devido à necessidade da sua presença na Secretaria do Estado. Também teve um papel importante sendo responsável pela inspeção e revisão do Diário do Governo. Grande diplomata da época, era encarregado de Negócios junto aos Estados Papais e ao Grão-Ducado de Toscana. Chefiou missões como a de Paris, Buenos Aires, Toscana, Vaticano, Parma e Sardenha.

Luiz da Saldanha da Gama Mello e Torre (s.d. - s.d.), Marquês de Taubaté.