Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Cópia de ofício enviado por João Antônio Pereira da Cunha (1798-1834), para Luiz Moutinho Lima Alvares e Silva (1792-1863), representante brasileiro na corte de Roma, em data de 20 de junho de 1828, informando que vai enviar os impressos vindos do Brasil pelo Correio de Rothschild para a legação em Nápoles e de lá para a corte de Roma. Comunica que a corte brasileira espera firmar a paz com os argentinos. Faz saber que o Marquês de Palmela (1781-1850), está a caminho do Porto com o intento de presidir a junta governativa em nome da legitimidade da sucessão de D. Pedro I (1798 - 1834).

João Antônio Pereira da Cunha (s.d. - s.d.). Diplomata brasileiro, nascido em Lisboa, serviu como encarregado de negócios e ministro residente em vários postos, notadamente na França em 1827, na Prússia em 1828-1830 e na Áustria em 1836. Em 1825, o tenente-coronel João Antônio Pereira da Cunha, comandante do 1º Batalhão de Caçadores da Corte, solicita a pensão de estudos ao Ministério dos Negócios da Guerra. Seu pedido é deferido e, assim, o coronel parte em viagem de estudos para estudar no Estado-Maior da França, exercendo simultaneamente funções diplomáticas.

Luiz Moutinho de Lima Álvares e Silva (1792-1863) - Ocupou o cargo de oficial da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e foi nomeado como encarregado de Negócios nos Estados Unidos, porém essa decisão logo foi revogada devido à necessidade da sua presença na Secretaria do Estado. Também teve um papel importante sendo responsável pela inspeção e revisão do Diário do Governo. Grande diplomata da época, era encarregado de Negócios junto aos Estados Papais e ao Grão-Ducado de Toscana. Chefiou missões como a de Paris, Buenos Aires, Toscana, Vaticano, Parma e Sardenha.

João Antônio Pereira da Cunha (1798-1834)