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Cópia de despacho enviado por Luís José de Carvalho e Mello (1764-1826), para Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta (1772-1842), Marquês de Barbacena e Manoel Rodrigues Gameiro Pessoa (1800-1846), Visconde de Itabaiana, em 16 de dezembro de 1824. Informa que o Imperador aprovou a compra dos instrumentos, máquinas e outras ferramentas listadas na relação enviada pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha.

O Vapor e o Caminho de Ferro no Século XIX: O século XIX testemunhou um avanço significativo na tecnologia e na infraestrutura de transporte, com a introdução do vapor e do caminho de ferro, revolucionando os padrões industriais e comerciais em todo o mundo. A Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra no século XVIII, foi um precursor crucial dessas inovações. O surgimento de novas máquinas e processos industriais, como os teares mecânicos e as máquinas de fiação, impulsionou a produtividade e estimulou o crescimento econômico. Em meados do século XVIII, a invenção da máquina a vapor por James Watt em 1769 marcou um marco importante. A máquina a vapor foi rapidamente adotada na indústria têxtil, substituindo o trabalho manual em pequenas oficinas por grandes fábricas, inaugurando o "sistema de fábrica". O impacto da máquina a vapor foi vasto e profundo. Não só aumentou a produtividade e reduziu os custos de produção, mas também transformou a geografia econômica, concentrando a atividade industrial em áreas urbanas e atraindo trabalhadores das zonas rurais para as cidades em busca de emprego. Além da indústria têxtil, a máquina a vapor também foi aplicada em outras indústrias, como a metalúrgica e a siderúrgica. A sua versatilidade e eficiência tornaram-na um símbolo da Revolução Industrial. Uma das aplicações mais notáveis da máquina a vapor foi no transporte, especialmente com o desenvolvimento do caminho de ferro. A locomotiva a vapor, inventada por Richard Trevithick em 1803 e posteriormente aprimorada por George Stephenson, inaugurou uma nova era no transporte terrestre. A construção de linhas ferroviárias expandiu-se rapidamente por todo o mundo, ligando regiões anteriormente isoladas e facilitando o transporte de mercadorias e passageiros a longas distâncias. Os caminhos de ferro tornaram-se um símbolo do progresso e da modernidade, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento econômico e social. O século XIX também testemunhou avanços significativos na navegação a vapor. O uso do vapor em navios reduziu os tempos de viagem e aumentou a capacidade de carga, estimulando o comércio internacional e promovendo a globalização. A abertura de canais, como o Canal de Suez em 1865, e o uso crescente de navios a vapor transformaram as rotas comerciais, encurtando distâncias e reduzindo os custos de transporte. Em resumo, o século XIX foi uma era de transformação radical no transporte, impulsionada pela introdução do vapor e do caminho de ferro. Essas inovações não apenas revolucionaram a indústria e o comércio, mas também moldaram a geografia econômica e política do mundo, abrindo novas fronteiras e possibilitando o surgimento de novas potências econômicas.

Luís José de Carvalho e Mello (1764-1826)