Minuta da carta patente datada do dia 6 de novembro de 1824 referentes à ordem do Imperador, transmitida pela Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, que determinava a nomeação de Sinfrônio Maria Pereira Sodré como cônsul e agente comercial do Brasil em Buenos Aires.
Carta de João Luiz Airoza ao Marquês de Queluz (1769-1833), de 19 de fevereiro de 1827, informando que foi convidado pelo Rei a assumir o cargo de cônsul do império do Brasil em Moçambique, África. Na ocasião Airoza questiona sobre quais seriam as atividades de seu oficio, bem como questiona sobre o recebimento de selos reais, armas e suprimentos; e sobre como e quando serão pagos seus ordenamentos.
Cópia de circular enviado de Luanda, no dia 14 de abril de 1827, para os comandantes dos navios brasileiros no porto da cidade, escrito por Ruy Germack Possolo (1788 - s.d.). No documento é solicitado que as embarcações manifestem publicamente seu luto e cortejo em homenagem a D. Leopoldina (1797-1826), Imperatriz brasileira que acabara de falecer. As manifestações durariam três dias, se iniciando no dia 17 e sendo finalizada no dia 20 do corrente mês. Possolo informa que neste período a embaixada brasileira que está em Luanda também ficaria fechada por luto e respeito a memória da Rainha.
Minuta de decreto datado do dia 20 de novembro de 1828 referentes aos ordenados de Antônio Manuel Correa da Câmara no estabelecimento do consulado brasileiro em Buenos Aires.
Despacho original enviado para Antônio José da Silva Loureiro (1790-1848), com data de 04 de agosto de 1830, informando o envio das cartas do Imperador e da Imperatriz do Brasil em resposta ao rei da Suécia e Noruega e a necessidade da entrega delas.
Despacho original enviado para Antônio José da Silva Loureiro (1790-1848), com data de 25 de setembro de 1830, informando o envio da carta do Imperador do Brasil em resposta ao rei da Suécia e Noruega, com o pedido para que ela fosse entregue ao destinatário pelo encarregado de negócios.
Despacho original enviado para Antônio José da Silva Loureiro (1790-1848), com data de 15 de novembro de 1830, acusando o recebimento e respondendo ofícios anteriores, e comunicando o desejo do Império do Brasil em estreitar os laços com o governo sueco.
Despacho original enviado para Pedro Affonso M. de Carvalho, com data de 17 de dezembro de 1830, acusando o recebimento de ofício no qual Carvalho havia informado a chegada à Corte dinamarquesa, e incentivando o estreitamento dos laços entre os dois governos. Versa também sobre as despesas da legação e do corpo diplomático e a situação das finanças do Império.
Despacho original enviado para Antônio José da Silva Loureiro (1790-1848), com data de 18 de dezembro de 1830, acusando a recepção e respondendo ao ofício de 09 de setembro, tratando do processo de aprovação do Regimento Consular pela Assembleia Geral e dos emolumentos da legação de que Loureiro estava encarregado.
Despacho original enviado para Antônio José da Silva Loureiro (1790-1848), com data de 12 de janeiro de 1831, tratando da troca de correspondência entre o governo do Império do Brasil e o governo da Suécia e Noruega, sobre a proposta de uma declaração entre ambos para aproveitarem de vantagens entre si.
Despacho original enviado para Antônio José da Silva Loureiro (1790-1848), com data de 26 de fevereiro de 1831, acusando o recebimento de ofícios anteriormente enviados e respondendo ao conteúdo deles. Versa sobre a pauta da alfândega e o pagamento de emolumentos às embarcações “Agnes” e “Cecília”, sobre a administração e os vencimentos da legação, tendo em vista ainda não estar sancionado o Regimento Consular, e sobre o pagamento dos ordenados à Gustavo Beyer pelos serviços prestados ao Império do Brasil.
Despacho original enviado por Francisco Carneiro de Campos (1765-1842), para Antônio José da Silva Loureiro (1790-1848), com data de 13 de abril de 1831, em nome da Regência Provisória do Imperador do Brasil, declarando o fim de sua missão na Corte de Estocolmo e solicitando a entrega de suas credenciais.
Despacho original enviado para Pedro Affonso de Carvalho, com data de 20 de abril de 1831, em nome da Regência Provisória do Imperador do Brasil, declarando Carvalho encarregado de negócios em Estocolmo, de onde seria responsável pelas legações da Dinamarca e da Suécia. Informa também as instruções necessárias para credenciamento no cargo.
Despacho original enviado para Pedro Affonso de Carvalho, com data de 22 de abril de 1831, acusando o recebimento dos ofícios enviados anteriormente de Copenhague, e transmitindo a negação de uma solicitação feita por Carvalho.
Despacho original enviado para Pedro Affonso de Carvalho, com data de 09 de junho de 1831, informando o envio de duas cartas da Regência Provisória do Império do Brasil para o rei da Dinamarca e as instruções para entrega.
Minuta de despacho datada de 27 de outubro de 1824 comunicando o recebimento de um ofício do dia 5 de junho vindo da cidade de Bordeaux e destinado ao Imperador, que ordenou que o remetente continuasse o seu trabalho de agente comercial do Brasil no porto da referida cidade
Minuta do despacho datado do dia 17 de setembro de 1823, informando que levou a presença do Imperador os ofícios n. 2 e 3 enviados por um autor não identificado, referente à cópia da correspondência do Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a atuação de um corsário e pedindo que o remetente, por pedido do Imperador, não se ausente da capital sem prévia ordem.
Minuta de despacho datado do dia 8 de novembro de 1824 e endereçado a Sinfrônio Maria Pereira Sodré, referente às seis instruções dadas ao destinatário para exercer sua função de cônsul e encarregado das relações comerciais do Brasil em Buenos Aires.
Minuta do despacho datada do dia 16 de junho de 1825, acusando a recepção dos ofícios dos dias 8, 18 e 29 de maio enviados por José Agostinho Barbosa Junior. É recomendado que o destinatário permaneça em Montevidéu e não regresse a Buenos Aires por causa dos acontecimentos então verificados. Também é informado que foi aprovado pelo Imperador o assunto expresso no ofício do dia 29.
Minuta do despacho datado do dia 5 de agosto de 1825 de Luís José de Carvalho e Mello (1764-1826), Visconde de Cachoeira, endereçado a Antônio José Falcão da Frota (1780-1848), referente ao ofício do dia 15 de abril, vindo da Província de Mato Grosso, sobre a anexação da Província de Chiquitos ao Império Brasileiro.
Minuta do despacho n. 6 datado do dia 22 de setembro de 1825, endereçado a Antônio José Falcão da Frota (1780-1848), informando que o remetente levou ao Imperador o ofício do dia 24 de julho referente ao vice-almirante Rodrigo José Ferreira Lobo (1768-1843). Também é relatado o envio de certa quantia para Montevidéu.
Minuta de despacho datada do dia 31 de outubro de 1825 acusando o recebimento dos ofícios 9, 10, 11, dos dias 3, 13 e 14 de setembro, enviados por Antonio José Falcão da Frota. O primeiro ofício é referente às ocorrências que tiveram com a saída do navio sueco Pallas, que transportava fundos de impostos para o Brasil. O segundo ofício aborda a questão das notícias na Cisplatina e da partida de um emissário para o mesmo local. É informado também que o Imperador ficou ciente dos assuntos abordados nos respectivos ofícios.
Minuta de despacho datado do dia 31 de outubro de 1828 de autoria desconhecida enviado para Antônio José Falcão da Frota (1780-1848), acusando o recebimento dos ofícios n.9, 10, 11 tratando, dentre outros assuntos, do navio sueco Pallas, que levaria à Corte do Rio de Janeiro, fundos de importância do Império. Menciona também o aumento das tensões na Cisplatina, razão pela qual Antônio José Falcão da Frota cogita pedir os passaportes dos envolvidos nos incidentes mais recentes. Também é citado o envio da cópia de um ofício de Carlos Frederico Lecor (1764-1836), Visconde de Laguna.
Minuta de despacho datada do dia 12 de dezembro de 1825, de autoria desconhecida, acusando o recebimento de três ofícios de n. 13, 14 e 15 enviados por José Falcão da Frota (1780-1848), sendo os dois primeiros referentes aos últimos acontecimentos em Buenos Aires e o terceiro referente à transmissão da correspondência do governo sobre um acontecimento do dia 2 de outubro de 1825. Também é relatado o aprisionamento do navio Grão-Pará pelo corsário S. Martim, além de notícias da Cisplatina
Minuta do despacho datado do dia 12 de dezembro de 1825, acusando a recepção dos ofícios n.13, 14 e 15 de Antônio José Falcão da Frota referentes a um incidente que ocorreu no dia 20 de outubro e ao recebimento de alguns documentos sobre o navio Grão-Pará. Também é informado que esses documentos foram levados ao Imperador
Minuta de despacho datado do dia 7 de janeiro de 1826 endereçado a Antônio José Falcão da Frota (1780-1848) referente ao pedido do destinatário da sua retirada de Buenos Aires para Montevidéu.
Minuta de despacho datado do dia 10 de novembro de 1828 de autoria desconhecida e enviado para Antônio José Falcão da Frota (1780-1848), informando que levou ao Imperador seu ofício n.12 datado do dia 28 de setembro e do ofício do cônsul e agente político brasileiro no Paraguai. Comunica que o soberano ficou ciente dos assuntos abordados no respectivo ofício.
Minuta de despacho datada do dia 15 de maio de 1829 acusando o recebimento do ofício de 20 de abril enviado para José Agostinho Barbosa Junior. O remetente informa que ficou ciente dos assuntos do respectivo ofício e da viagem de José Agostinho Barbosa Junior à Argentina.
Minuta do despacho datada do dia 3 de julho de 1829 acusando a recepção dos ofícios n. 5, 6 e 7 enviados por José Agostinho Barbosa Junior. O remetente diz estar ciente dos assuntos tratados nos respectivos ofícios.
Minuta do despacho datada do dia 14 de agosto de 1829, acusando a recepção do ofício n.16 de 18 de julho, enviado por José Agostinho Barbosa Junior. No documento, o remetente ordena que Agostinho Barbosa Junior não se envolva em questões políticas, concentrando sua função apenas nos interesses dos cidadãos brasileiros.
Minuta do despacho datada do dia 23 de agosto de 1829, acusando a recepção do ofício n.8 de 25 de junho, enviado para José Agostinho Barbosa Junior. No documento, o remetente aponta as funções para exercer o cargo de cônsul do Brasil em Buenos Aires.
Minuta do despacho datada do dia 2 de outubro de 1829, acusando o recebimento dos ofícios de 17 e 20 de agosto e 1 e 2 de setembro enviados para José Agostinho Barbosa Junior. É informado que chegará ao destinatário a cópia da circular da Secretaria dos Negócios do Estado do Estrangeiro enviada para todos os corpos consulares.
Minuta do despacho datada do dia 16 de outubro de 1829 acusando o recebimento dos ofícios de 15 e 19 daquele mês, enviados para José Agostinho Barbosa Junior e referentes ao desejo de nomear uma comissão para apurar a atuação de corsários argentinos após a assinatura do tratado de paz entre Brasil e Argentina
Minuta de despacho datada do dia 22 de outubro de 1829, acusando o recebimento e respondendo aos ofícios de 16 e 26 de setembro enviado para José Agostinho Barbosa Junior. É informado que devido, à Resolução da Consulta da Junta de Comércio de 16 de novembro de 1822, é permitido aos cônsules meio por cento do costume sobre os navios estrangeiros e que este valor seria repassado.
Minuta de despacho datada do dia 31 de outubro de 1829 acusando o recebimento do ofício do dia 4 de outubro enviado para José Agostinho Barbosa Junior. Informa que recebeu a aprovação imperial o fato de Barbosa Junior não ter protestado contra o aumento, estabelecido pelo governo argentino, dos direitos sobre gêneros estrangeiros
Minuta do despacho datada do dia 10 de fevereiro de 1830 acusando o recebimento dos ofícios n. 9, 10, 11, 12, 13 e 15 enviados para José Agostinho Barbosa Junior e referentes a notícias políticas da Argentina
Minuta de despacho datada do dia 14 de abril de 1830, acusando o recebimento dos ofícios n. 7, 8, 9, e 10, datados de março e enviados para José Agostinho Barbosa Junior. Também confirma o recebimento de um ofício de Thomas Guido, ministro dos Negócios Estrangeiros da Argentina
Minuta do despacho datada do dia 15 de julho de 1830 acusando o recebimento dos ofícios dos dias 5,12 e 23 de junho enviados para José Agostinho Barbosa Junior, remetendo os jornais publicados na Argentina.
Minuta do despacho datada do dia 18 de agosto de 1830, acusando o recebimento do ofício n. 21, enviado para José Agostinho Barbosa Junior, referente às notícias da Argentina e ao objetivo de firmar acordos comercias entre o governo do Brasil e da Argentina
Minuta de despacho datada do dia 13 de outubro de 1830, de autoria de Francisco Carneiro de Campos (1765-1842), acusando o recebimento dos ofícios n.23, 24, 25, 26, e 27, enviados para José Agostinho Barbosa Junior e que tratavam das notícias políticas da Argentina e do temor de que o governo de Buenos Aires começasse a recrutar brasileiros para o serviço de milícias. Ciente disso, Francisco Carneiro de Campos aponta que deve ser feito o possível para evitar esse recrutamento.
Minuta de despacho datada do dia 16 de outubro de 1830 em que autor não identificado trata com José Agostinho Barbosa Junior de assunto concernente ao requerimento de um indivíduo de sobrenome Carvalho. É solicitado a Barbosa Junior que intervenha para o bom andamento dos negócios de Carvalho, sem, contudo envolver-se neles oficialmente.
Minuta de despacho datada do dia 26 de outubro de 1830 acusando o recebimento dos ofícios enviados para José Agostinho Barbosa Junior referentes ao seu temor pelo recrutamento de brasileiros por milícias argentinas. O autor não identificado deste documento comunica que enviou um ofício ao ministro da Marinha para enviar um navio de guerra para o porto de Buenos Aires para proteger os cidadãos brasileiros.
Minuta de despacho datada do dia 9 de dezembro de 1830 endereçada a José Agostinho Barbosa Junior. Informa que o ministro da Marinha deu as providências necessárias para evitar que mestres estrangeiros navegassem em navios brasileiros. Também faz menção a navios de guerra estacionados no Rio da Prata para a proteção dos cidadãos brasileiros.
Minuta de despacho datada do dia 17 de dezembro de 1830 acusando o recebimento dos ofícios n° 35 e 36 enviados para José Agostinho Barbosa Junior. Informa que o Imperador aprovou o procedimento de Barbosa Junior com relação à sua oposição ao recrutamento de brasileiros pela milícia da província de Buenos Aires.
Minuta de despacho datada de 2 de janeiro de 1831 acusando o recebimento dos ofícios n. 37, 38 e 39 de dezembro de 1830 enviados para José Agostinho Barbosa Junior. Estes ofícios mencionavam a correspondência com o governo de Buenos Aires a respeito dos brasileiros que ingressaram nas milícias no país. É ordenado pelo remetente que seja feita uma lista de todos os brasileiros que residissem em Buenos Aires, incluindo também suas ocupações e endereços.
Minuta do despacho datada do dia 10 de fevereiro de 1831, acusando o recebimento dos ofícios de número 40, 1 e 2, enviados para José Agostinho Barbosa Junior. É informado que o governo brasileiro fica ciente das recentes notícias do governo argentino.
Minuta do despacho datada do dia 28 de maio de 1831 informando a José Agostinho Barbosa Junior que o governo aceitou a proposta de parte da carga do navio napolitano “Brilhante” para pagar as despesas do Estado. Também acusa o recebimento dos ofícios n°15 e 16 enviados pelo destinatário.
Minuta de despacho datada do dia 7 de novembro de 1831, endereçado a José Agostinho Barbosa Junior, informando sobre a partida de Francisco Reunigio Vieira para a cidade de Buenos Aires.
Minuta de despacho datada de 19 de novembro de 1831 em que autor não identificado comunica a José Agostinho Barbosa Júnior o recebimento dos ofícios de número 26, 27, 30 e 31. Discorre sobre a diferença de emolumentos entre os consulados de Buenos Aires e Montevidéu e comunica a aprovação imperial à nomeação de José de Araújo Silva para o cargo de vice-cônsul brasileiro em Buenos Aires, substituindo assim Francisco da Costa Pereira nesta função
Minuta de despacho datada do dia 30 de junho de 1826 e endereçada a Manoel Antônio de Paiva, informando-o que foi levado ao Imperador o seu ofício de 6 de maio, assim como a aprovação imperial para a sua nomeação para cônsul-geral do Brasil em Londres