Print preview Close

Showing 1 results

Archival description
Ministério das Relações Exteriores João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg (1776-1838), Marquês de Aracati
Print preview Hierarchy View:

1 results with digital objects Show results with digital objects

Cópia de despacho enviado por João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg (1776-1838), Marquês de Aracati, para Luiz Moutinho de Lima Álvares e Silva (1792-1863), com data de 08 de julho de 1828. Informa a viagem de Francisco Manoel Campolim para a Europa, a fim de aperfeiçoar o conhecimento de máquinas; comunica que ele havia servido por anos como mestre do trem e encarregado das máquinas da Casa da Moeda de Cuiabá, e solicita que Moutinho o auxilie nesse período.

João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg (s.d.-1838), Marquês de Aracati, nasceu em Lisboa em 1776 e faleceu em Moçambique em 28 de março de 1838. Exerceu o cargo de governador e, posteriormente, senador da capitania do Ceará, governador e capitão-general de São Paulo. O Marquês também foi nomeado governador de Moçambique por carta régia de 22 de dezembro de 1836, tomando posse no ano seguinte.

Luiz Moutinho de Lima Álvares e Silva (1792-1863) ocupou o cargo de oficial da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e foi nomeado como encarregado de Negócios nos Estados Unidos, porém essa decisão logo foi revogada devido à necessidade da sua presença na Secretaria do Estado. Também teve um papel importante sendo responsável pela inspeção e revisão do Diário do Governo. Grande diplomata da época, era encarregado de Negócios junto aos Estados Papais e ao Grão-Ducado de Toscana, chefiou missões como a de Paris, Buenos Aires, Toscana, Vaticano, Parma e Sardenha.

Untitled