Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Ministério das Relações Exteriores
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Despacho original com data de 2 de dezembro de 1825 em que João Vieira de Carvalho (1781-1847) encarrega Manuel Rodrigues Gameiro Pessoa (1800-1846), Visconde de Itabaiana, da tarefa de engajar o general britânico Brown (1775-1859) no serviço militar imperial. Também informa que por existir no Brasil grande escassez de oficiais superiores para ocupar os postos de comando de batalhões estrangeiros, Gameiro Pessoa deveria procurar engajar militares ingleses deste nível, de preferência aqueles com experiência na Península Ibérica. Caso o engajamento de ingleses se mostrasse muito difícil, Gameiro Pessoa deveria tentar os prussianos. Por último, Vieira de Carvalho repassa ordens do Imperador para a compra e remessa de cinco mil espadas de cavalaria, cinco mil pistolas e duas mil clavinas. Segue em anexo a este despacho um termo de condições para a o engajamento do general Brown no serviço do Império, com data de 2 de dezembro de 1825 e autoria do Barão de Lages, João Vieira de Carvalho.

João Vieira de Carvalho (1781-1847), Conde de Lages, nascido em Olivença, Portugal, assentou a praça em 1796, no Colégio dos Nobres. Após lutar contra os franceses, em 1808, seguiu para o Brasil com a Família Real. Veterano das Campanhas de 1811-1812 e na Guerra contra Artigas em 1817, destacou-se na Batalha de Catalão. Membro do Partido Conservador e partidário de D. Pedro I, foi ministro em diversas Pastas, por nove períodos diferentes. Um dos articuladores da Maioridade de D. Pedro II, foi senador do Império e presidente da Província do Ceará

Gustav Heinrich von Braun, conhecido no Brasil como Gustavo Henrique Brown (1775 – 1859), foi um militar prussiano que serviu tanto na Inglaterra quanto no Brasil. Ele era coronel do exército inglês quando, em 12 de maio de 1826, foi contratado em Londres para integrar o exército brasileiro. No mesmo ano, veio para o Brasil como marechal de campo, com a missão de organizar o Exército Brasileiro, trazendo consigo um bom número de oficiais. Durante a Guerra Cisplatina, em 1827, assumiu o comando do Exército Imperial do Sul. Posteriormente, passou o comando a Carlos Frederico Lecor, retornando ao comando após discussões sobre a estratégia da guerra. Escreveu sobre esse episódio em "Defesa e relatório do marechal de campo Gustavo Henrique Brown, perante o Conselho de Guerra" (1829). Em 30 de janeiro de 1830, foi nomeado governador das armas do Rio Grande do Sul, em substituição ao general Manuel Jorge Rodrigues. No entanto, foi demitido no ano seguinte por ser estrangeiro, sendo substituído por Sebastião Barreto Pereira Pinto em 11 de janeiro, após o que retornou à Europa. Em 1851, o governo imperial anulou sua demissão e o reformou no posto de marechal. Sua viúva requereu e recebeu em 1865 metade da pensão devida a seu marido. Braun era dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro.

Manuel Rodrigues Gameiro Pessoa (1800-1846), Visconde de Itabaiana. Diplomata luso-brasileiro. Foi secretário da legação portuguesa no Congresso de Viena em 1822, ano em que foi nomeado por José Bonifácio como Ministro Plenipotenciário do Brasil na França. Quatro anos mais tarde, exerceu a função em Londres, sendo o responsável pelo reconhecimento formal da independência do Brasil pela Grã-Bretanha. Posteriormente, serviu no reino das Duas Sicílias (atual Itália) e em Viena.

João Vieira de Carvalho (1781-1847)