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Litografia colorida, datada de 1834 e de autoria de Jean-Baptiste Debret, retratando um grupo indígena em uma floresta. Na parte inferior, são encontradas pessoas sentadas em volta de duas fogueiras; uma delas está amamentando um bebê. Na parte superior esquerda, são encontrados dois homens; um deles está se alimentando e o outro quebrando um bambu. No canto superior direito, vemos duas pessoas com crianças apoiadas em suas costas; próximas a elas, uma criança se alimenta

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Jean-Baptiste Debret

Litografia colorida, datada de 1839 e criada por Jean-Baptiste Debret, retratando o comboio fúnebre e o monumento onde foi depositado o corpo da Imperatriz Leopoldina. A imagem n.1 apresenta a fachada de um prédio de três andares, duas portas laterais e um vitral entre elas. O segundo e o terceiro andar contêm três vitrais. O monumento contido na imagem n.2 é um armário de madeira com detalhes dourados e o brasão do império ao alto. Dentro do armário está a urna funerária coberta por um manto e com a coroa sobreposta. A imagem n.3 mostra a parte interior de uma capela, onde se vê bancos recostados às paredes e um altar ao centro. No lado direito está o monumento funerário. A imagem n.4 é a vista exterior do Convento d’Ajuda e no n.5 é representando o cortejo funerário, composto de uma carruagem coberta por uma pano negro é puxada por seis cavalos e acompanhada por militares em trajes de gala. Abaixo da imagem está a inscrição: “Monument et convoi fúnebres de L’Imperatrice Léopoldine à Rio de Janeiro.”.

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Jean-Baptiste Debret