Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Minuta de 8 de março de 1824, de Luis José de Carvalho e Melo (1764-1826), conselheiro, ministro e secretário de estado dos negócios estrangeiros do Brasil, a Condy Raguet (1784-1842), cônsul dos Estados Unidos da América, referente ao recebimento do bilhete de Raguet de 5 de março de 1824, no qual o cônsul informa que tinha chegado, em um navio americano, um caixote com sementes de várias plantas, oferecidas ao Jardim Botânico.

Luis José de Carvalho e Melo (1764-1826) Formou-se na Universidade de Coimbra, e antes de emergir no cenário político administrativo do país, exerceu várias funções na magistratura. Também atuou como Deputado da Real Junta do Comércio, Desembargador do Paço e Deputado da Mesa da Consciência e Ordens em 1808; foi Deputado da Assembleia Constituinte dissolvida até 1823; bem como atuou como Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros. Considerado como um dos mais notáveis estadistas da época da independência.

Condy Raguet (1784-1842), nascido na Filadélfia, Pennsylvania, e de ascendência francesa, foi comerciante, banqueiro, economista político, coronel, deputado estadual, diplomata, escritor, editor e líder religioso. Foi o primeiro Encarregado de Negócios dos Estados Unidos para o Brasil e um autor conspícuo da economia política da década de 1820 ao início da década de 1840. Contribuiu para a doutrina de livre comércio da época como editor de periódicos influentes. Antes de liderar com esta temática, ele estava pronto para negociar um tratado de reciprocidade entre os Estados Unidos e o Brasil.

Luis José de Carvalho e Melo (1764-1826)