Bereich "Identifikation"
Signatur
Titel
Datum/Laufzeit
- 1847 (Anlage)
- Santa Catarina, Brasil (Anlage)
Erschließungsstufe
Item documental
Umfang und Medium
39,2 cm x 49,1 cm
Bereich "Kontext"
Name des Bestandsbildners
Biographische Angaben
Bestandsgeschichte
As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.
O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.
Abgebende Stelle
Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.
Bereich "Inhalt und innere Ordnung"
Eingrenzung und Inhalt
João de Souza Mello e Alvim (1823-1885), nascido em 6 de outubro de 1823, em Desterro, SC. Filho de Miguel de Sousa Melo e Alvim e de Mauricia Elisa de Melo e Alvim. João realizou os estudos primários em Desterro. Em 5 de março de 1839, matriculou-se na Academia Militar do Rio de Janeiro, RJ. Em 18 de julho de 1841, tornou-se Alferes-Aluno. Quando terminou o curso foi reconhecido bacharel em Matemática. Foi promovido a 2º Tenente de Engenharia, em 11 de setembro de 1843, e a 1º Tenente, em 6 de maio de 1845. Casou com Tomásia Isabel de Almeida Melo e Alvim e tiveram quatro filhos. Na Província catarinense, trabalhou no Arquivo Militar (1846) e, em seguida, no Corpo de Engenheiros, nesse último se empenhou na formação e colonização da Colônia Piedade. Em junho de 1861, exerceu o cargo de ajudante do Inspetor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro/RJ. Foi Deputado na Assembleia Geral Legislativa do Império, por três vezes: na 12ª Legislatura (1864-1866), 13ª Legislatura (1867-1868), e na 17ª Legislatura (1878-1881). Presidiu a Província do Ceará, de 5 de novembro de 1866 a 6 de junho de 1867, nomeado por Carta Imperial em 22 de setembro de 1866 e empossado em 6 de novembro do mesmo ano. Faleceu em 14 de abril de 1885, no Rio de Janeiro, RJ.
Bewertung, Vernichtung und Terminierung
A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.
Zuwächse
Ordnung und Klassifikation
O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.
Bedingungen des Zugriffs- und Benutzungsbereichs
Benutzungsbedingungen
Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)
Reproduktionsbedingungen
Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.
In der Verzeichnungseinheit enthaltene Sprache
- Portugiesisch
Schrift in den Unterlagen
Anmerkungen zu Sprache und Schrift
Physische Beschaffenheit und technische Anforderungen
Documento impresso, colorido.
Findmittel
Bereich Sachverwandte Unterlagen
Existenz und Aufbewahrungsort von Originalen
Existenz und Aufbewahrungsort von Kopien
Verwandte Verzeichnungseinheiten
Bereich "Anmerkungen"
Anmerkung
Documento em bom estado de conservação.
Alternative Identifikatoren/Signaturen
Zugriffspunkte
Zugriffspunkte (Thema)
Zugriffspunkte (Ort)
Zugriffspunkte (Name)
Zugriffspunkte (Genre)
Bereich "Beschreibungskontrolle"
Identifikator "Beschreibung"
Archivcode
Benutzte Regeln und/oder Konventionen
Status
Erschließungstiefe
Daten der Bestandsbildung, Überprüfung, Löschung/Kassierung
Julho - novembro de 2022.
Sprache(n)
Schrift(en)
Quellen
CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.
GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. João de Sousa Melo e Alvim. Santa Catarina: Memória Política De Santa Catarina, 2022. Disponível em: https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/446-Joao_de_Sousa_Melo_e_Alvim. Acesso em: 8 set. 2022.
Anmerkung des Archivars/der Archivarin
Equipe da prestadora Cassis Ged e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Marina Caldas da Rocha Ferreira (Tradutora), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).