Item documental Car_INV991_III_1859 - Carta corográfica da Província do Rio de Janeiro, produzido a partir do decreto da Assembleia Provincial de 30 de outubro de 1857, e concluído em 1859. Contendo planta das cidades de Paraty, São Fidelis, Petrópolis, São Pedro Cantagallo, Valença, e mapa da província do Espírito Santo. Organizada pelos engenheiros Pedro d'Alcantara Bellegarde e Conrado de Niemeyer. Litografia Imperial de Eduard Rensburg.

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Zone d'identification

Cote

BR DFMRE RIO-MHI-SNEIB-CART-AM-AS-BR-RSD-RJ-Car_INV991_III_1859

Titre

Carta corográfica da Província do Rio de Janeiro, produzido a partir do decreto da Assembleia Provincial de 30 de outubro de 1857, e concluído em 1859. Contendo planta das cidades de Paraty, São Fidelis, Petrópolis, São Pedro Cantagallo, Valença, e mapa da província do Espírito Santo. Organizada pelos engenheiros Pedro d'Alcantara Bellegarde e Conrado de Niemeyer. Litografia Imperial de Eduard Rensburg.

Date(s)

  • 1859 (Création/Production)
  • Rio de Janeiro, Brasil (Création/Production)

Niveau de description

Item documental

Étendue matérielle et support

62,2 cm x 92,8 cm

Zone du contexte

Nom du producteur

Notice biographique

Nom du producteur

Nom du producteur

Notice biographique

Histoire archivistique

As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.

O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Eduard Rensburg (s.d.), designer e litógrafo holandês, ensinou técnicas litográficas ao jovem Flausino da Gama, permitindo-o que utilizasse sua própria oficina tipográfica. Em 1875, a litografia se mostrava uma técnica muito utilizada não só pelos artistas plásticos locais, mas por muitos escritórios de tipografia, incluindo o estúdio que Rensburg fundou em 1840 com o litógrafo e pintor inglês George Mathias Heaton, que produziam livros, revistas e periódicos da cidade por volta desse período. O encontro de Rensburg com Flausino foi um sucesso, e logo o sonho de ver seu dicionário preparado e publicado tornou-se realidade. Flausino da Gama foi autor do primeiro dicionário ligado à comunidade surda brasileira, intitulado Iconografia de Sinais de Surdos-Mudos.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.

Accroissements

Mode de classement

O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Conditions de reproduction

Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.

Langue des documents

  • portugais

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Litografia impressa.

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Note

Documento em bom estado de conservação.

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Julho - novembro de 2022.

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

OGILVIE, Sarah (ed.); SAFRAN, Gabriella (ed.). The Whole World in a Book: Dictionaries in the Nineteenth Century. New York: Oxford University Press, 2019. 358 p.

Note de l'archiviste

Equipe da prestadora Cassis Ged e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Marina Caldas da Rocha Ferreira (Tradutora), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).

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Sujets associés

Personnes et organismes associés

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