Item documental Car_INV991_III_1859 - Carta corográfica da Província do Rio de Janeiro, produzido a partir do decreto da Assembleia Provincial de 30 de outubro de 1857, e concluído em 1859. Contendo planta das cidades de Paraty, São Fidelis, Petrópolis, São Pedro Cantagallo, Valença, e mapa da província do Espírito Santo. Organizada pelos engenheiros Pedro d'Alcantara Bellegarde e Conrado de Niemeyer. Litografia Imperial de Eduard Rensburg.

Open original Digitales Objekt

Bereich "Identifikation"

Signatur

BR DFMRE RIO-MHI-SNEIB-CART-AM-AS-BR-RSD-RJ-Car_INV991_III_1859

Titel

Carta corográfica da Província do Rio de Janeiro, produzido a partir do decreto da Assembleia Provincial de 30 de outubro de 1857, e concluído em 1859. Contendo planta das cidades de Paraty, São Fidelis, Petrópolis, São Pedro Cantagallo, Valença, e mapa da província do Espírito Santo. Organizada pelos engenheiros Pedro d'Alcantara Bellegarde e Conrado de Niemeyer. Litografia Imperial de Eduard Rensburg.

Datum/Laufzeit

  • 1859 (Anlage)
  • Rio de Janeiro, Brasil (Anlage)

Erschließungsstufe

Item documental

Umfang und Medium

62,2 cm x 92,8 cm

Bereich "Kontext"

Name des Bestandsbildners

Biographische Angaben

Name des Bestandsbildners

Name des Bestandsbildners

Biographische Angaben

Bestandsgeschichte

As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.

O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.

Abgebende Stelle

Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.

Bereich "Inhalt und innere Ordnung"

Eingrenzung und Inhalt

Eduard Rensburg (s.d.), designer e litógrafo holandês, ensinou técnicas litográficas ao jovem Flausino da Gama, permitindo-o que utilizasse sua própria oficina tipográfica. Em 1875, a litografia se mostrava uma técnica muito utilizada não só pelos artistas plásticos locais, mas por muitos escritórios de tipografia, incluindo o estúdio que Rensburg fundou em 1840 com o litógrafo e pintor inglês George Mathias Heaton, que produziam livros, revistas e periódicos da cidade por volta desse período. O encontro de Rensburg com Flausino foi um sucesso, e logo o sonho de ver seu dicionário preparado e publicado tornou-se realidade. Flausino da Gama foi autor do primeiro dicionário ligado à comunidade surda brasileira, intitulado Iconografia de Sinais de Surdos-Mudos.

Bewertung, Vernichtung und Terminierung

A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.

Zuwächse

Ordnung und Klassifikation

O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.

Bedingungen des Zugriffs- und Benutzungsbereichs

Benutzungsbedingungen

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Reproduktionsbedingungen

Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.

In der Verzeichnungseinheit enthaltene Sprache

  • Portugiesisch

Schrift in den Unterlagen

Anmerkungen zu Sprache und Schrift

Physische Beschaffenheit und technische Anforderungen

Litografia impressa.

Findmittel

Bereich Sachverwandte Unterlagen

Existenz und Aufbewahrungsort von Originalen

Existenz und Aufbewahrungsort von Kopien

Verwandte Verzeichnungseinheiten

Verwandte Beschreibungen

Bereich "Anmerkungen"

Anmerkung

Documento em bom estado de conservação.

Alternative Identifikatoren/Signaturen

Zugriffspunkte

Zugriffspunkte (Thema)

Zugriffspunkte (Ort)

Zugriffspunkte (Name)

Zugriffspunkte (Genre)

Bereich "Beschreibungskontrolle"

Identifikator "Beschreibung"

Archivcode

Benutzte Regeln und/oder Konventionen

Status

Erschließungstiefe

Daten der Bestandsbildung, Überprüfung, Löschung/Kassierung

Julho - novembro de 2022.

Sprache(n)

Schrift(en)

Quellen

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

OGILVIE, Sarah (ed.); SAFRAN, Gabriella (ed.). The Whole World in a Book: Dictionaries in the Nineteenth Century. New York: Oxford University Press, 2019. 358 p.

Anmerkung des Archivars/der Archivarin

Equipe da prestadora Cassis Ged e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Marina Caldas da Rocha Ferreira (Tradutora), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).

Digitales Objekt (Original) Bereich "Rechtsfragen"

Digitales Objekt (Verweis) Bereich "Rechtsfragen"

Digitales Objekt (Miniaturbild) Bereich "Rechtsfragen"

Bereich Zugang

Verwandte Themen

Verwandte Personen und Organisationen

Verwandte Genres

Verwandte Orte