Item documental Desp_307-4-9_1830-12-10 - Minuta de despacho enviada para José de Castro e Silva (1776-1841), com data de 10 de dezembro de 1830, acusando o recebimento de ofício encaminhado que tratava da apreensão de cobre falso em uma embarcação estadunidense de nome “Revenue”.

Open original Digitales Objekt

Bereich "Identifikation"

Signatur

BR DFMRE RIO-AHI-SNEIB-FIM-ROPFJ-Prov-Cea-Desp_307-4-9_1830-12-10

Titel

Minuta de despacho enviada para José de Castro e Silva (1776-1841), com data de 10 de dezembro de 1830, acusando o recebimento de ofício encaminhado que tratava da apreensão de cobre falso em uma embarcação estadunidense de nome “Revenue”.

Datum/Laufzeit

  • 10/12/1830 (Anlage)
  • Rio de Janeiro, Brasil. (Anlage)

Erschließungsstufe

Item documental

Umfang und Medium

Textual, manuscrito, 01 página.
30, cm x 21,8 cm

Bereich "Kontext"

Name des Bestandsbildners

Biographische Angaben

Bestandsgeschichte

O Arquivo Histórico do Itamaraty – AHI – foi criado oficialmente por meio do Decreto-Lei nª 4.422 de 30 de junho de 1942, durante a gestão do Embaixador Oswaldo Aranha (1894-1960) a frente do Ministério das Relações Exteriores e durante a presidência Getúlio Vargas (1882-1954). Atualmente, o AHI é parte do Museu Histórico e Diplomático – MHD (Portaria Ministerial de 18/01/2019).
As origens do acervo se encontram nos documentos relacionados a Secretaria dos Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal, criada em 1788 pelo Alvará Régio de 14 de outubro. Com a transferência da Corte Portuguesa para a América foi criado ainda em 1808 a Secretaria dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. Já em 1821, após o retorno da Corte Portuguesa para a Europa e durante o governo do príncipe Pedro de Alcântara como regente do Reino do Brasil foi criada a Secretaria dos Negócios do Reino e Estrangeiros em abril de 1821. Em 13 de novembro de 1823 a referida secretaria foi desmembrada em Secretaria dos Negócios do Império e Secretaria dos Negócios Estrangeiros. Tal subdivisão se mantém até o fim do período monárquico em 1889, onde é substituída pelo Ministério das Relações Exteriores. Com a mudança da capital do Brasil para Brasília-DF em 1960, o Ministério se transfere para a nova sede. Os documentos anteriores a 1959 permanecem na antiga sede no Rio de Janeiro e os gerados após essa data estão alocados na sede do Ministério no Distrito Federal.

Abgebende Stelle

Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.

Bereich "Inhalt und innere Ordnung"

Eingrenzung und Inhalt

A Província do Ceará, inicialmente nomeada como capitania do “Siará”, esta foi uma das divisões administrativas estabelecidas pelo rei de Portugal D. João III no Brasil em 1535, e que, inicialmente foi administrada por Antônio Cardoso de Barros, porém sem interesse em sua exploração. Foi somente em 1603 que Pero Coelho de Sousa liderou a primeira expedição à região, estabelecendo o Forte de São Tiago às margens do rio Pirangi, posteriormente destruído por piratas franceses. Após enfrentar a revolta dos indígenas e uma seca, mas Coelho abandonou a capitania em 1607. Martim Soares Moreno, enviado em 1612, é considerado o fundador do Ceará, revitalizando o Forte São Thiago e iniciando a colonização da região, enfrentando a oposição indígena e invasões piratas. Em 1637, holandeses invadiram a região, mas foram posteriormente expulsos. Retornaram em 1649, construindo o Forte Schoonenborch, que foi tomado pelos portugueses em 1654, renomeado Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, originando a cidade de Fortaleza. A ocupação da região ocorreu por duas frentes: sertão-de-fora, controlada por pernambucanos, e sertão-de-dentro, por baianos, impulsionando o surgimento de diversas cidades. A pecuária e o comércio do charque impulsionaram o crescimento econômico, surgindo cidades como Aracati, Sobral, Icó, Acaraú, entre outras. A partir de 1680, o Ceará tornou-se uma capitania subordinada de Pernambuco e, em 1799, uma entidade administrativamente independente. No século XIX, o Ceará se destacou por abolir a escravidão antes da Lei Áurea, em 1884, e pela resistência de figuras como o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. A "Política Aciolina" no final do século XIX deu origem a movimentos messiânicos e ao cangaço, liderados por figuras como Antônio Conselheiro e Lampião. Na década de 30, o "Caldeirão" representou uma tragédia decorrente do confronto entre o governo e comunidades lideradas pelo beato Zé Lourenço. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma base norte-americana instalada no Ceará alterou os costumes locais, enquanto o governo estimulava a migração para a Amazônia, formando o "Exército da Borracha".

Bewertung, Vernichtung und Terminierung

A documentação do Arquivo Histórico do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.

Zuwächse

Ordnung und Klassifikation

O Fundo Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889), encontra-se organizado em dois grandes grupos (Atividade Meio e Atividade Fim). O primeiro está dividido em 04 séries (Organização e funcionamento, Pessoal, Contabilidade e Finanças, Material e Documentação) e a segunda em 07 séries (Legações do Império; Missões Especiais; Repartições Consulares; Atos, acordos e tratados internacionais; Comissões, congressos, eventos internacionais e afins; Limites e fronteiras e Relações com outros órgãos estatais, pessoas físicas e jurídicas).

Bedingungen des Zugriffs- und Benutzungsbereichs

Benutzungsbedingungen

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Reproduktionsbedingungen

Os documentos textuais podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprios.

In der Verzeichnungseinheit enthaltene Sprache

  • Portugiesisch

Schrift in den Unterlagen

Anmerkungen zu Sprache und Schrift

Physische Beschaffenheit und technische Anforderungen

Documento em suporte de papel.

Findmittel

Inventário do Arquivo Histórico do Itamaraty no Rio de Janeiro. Documentação entre 1822 a 1889. Disponível em: https://www.gov.br/funag/pt-br/chdd/arquivos-chdd/pesquisa/catalogoahi_1822_1889.pdf

Bereich Sachverwandte Unterlagen

Existenz und Aufbewahrungsort von Originalen

Existenz und Aufbewahrungsort von Kopien

Verwandte Verzeichnungseinheiten

Verwandte Beschreibungen

Bereich "Anmerkungen"

Anmerkung

Documento em estado regular de conservação.

Alternative Identifikatoren/Signaturen

Zugriffspunkte

Zugriffspunkte (Thema)

Zugriffspunkte (Ort)

Zugriffspunkte (Name)

Zugriffspunkte (Genre)

Bereich "Beschreibungskontrolle"

Identifikator "Beschreibung"

Archivcode

Benutzte Regeln und/oder Konventionen

Status

Erschließungstiefe

Daten der Bestandsbildung, Überprüfung, Löschung/Kassierung

Janeiro de 2024 a janeiro de 2025

Sprache(n)

Schrift(en)

Quellen

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização. Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

THÉBERG, P. Esboço histórico sobre a Província do Ceará: Tomo I. Ceará: Biblioteca Básica Cearense, Fundação Waldemar Alcântara, 2001.

Anmerkung des Archivars/der Archivarin

Equipe da prestadora de serviço Tempo Real Produções ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Jefferson do Nascimento Albino (Coordenador Geral). Zoray Maria Telles (Restauradora). Lúcia Helena Gomes Antônio (Auxiliar de Restauração). Mayra Mendes Trocado (Coordenadora de Descrição/Vice-coordenadora Geral). Camila Oliveira da Silva (Descritora). Verônica dos Santos Silva (Descritora). Gabriel Michylles dos Santos (Descritor). Juliana Batista (Descritora). Kênia da Silva Vieira (Coordenadora de Revisão). Éden Pimentel Coutinho (Revisor). Renan Cesar Rodrigues Ambrosio (Fotógrafo/Digitalizador). Renata Costa Pinto (Editora). Fátima Cristina Gonçalves (Pesquisadora). Patrick Diego Sousa e Silva (Paleografia). Elem Suzane Brito de Assis (Tradução francês). Cristiane Patrocínio Franceschi (Tradução inglês).
Agradecimento especial ao Prof. João Daniel Almeida.

Digitales Objekt (Original) Bereich "Rechtsfragen"

Digitales Objekt (Verweis) Bereich "Rechtsfragen"

Digitales Objekt (Miniaturbild) Bereich "Rechtsfragen"

Bereich Zugang

Verwandte Themen

Verwandte Personen und Organisationen

Verwandte Genres

Verwandte Orte