Bereich "Identifikation"
Signatur
Titel
Datum/Laufzeit
- [1813] (Anlage)
Erschließungsstufe
Item documental
Umfang und Medium
27 cm x 20,5 cm
Bereich "Kontext"
Name des Bestandsbildners
Biographische Angaben
Bestandsgeschichte
As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.
O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.
Abgebende Stelle
Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.
Bereich "Inhalt und innere Ordnung"
Eingrenzung und Inhalt
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (1798-1834), D. Pedro I, nasceu no Palácio de Queluz, Lisboa, Portugal. Era o segundo filho de D. João VI e D. Carlota Joaquina, tornou-se herdeiro do trono português em 1801, com a morte do primogênito, D. Antônio de Bragança. Foi o primeiro Imperador do Brasil (1822-1831), e Rei de Portugal com o título de D. Pedro IV (1826-1834). Casou-se por procuração, em 1817, com D. Maria Leopoldina, filha do Imperador austríaco Francisco I, resultado de um acordo de Portugal com a casa de Habsburgo, num cenário de rearranjo político europeu após a derrota de Napoleão em 1815. Compôs peças musicais, dentre as quais o Hino da Independência do Brasil e o Hino da Carta, considerado até o início do século XX, o hino nacional português. Com a morte de Leopoldina, em 1826, casou-se com D. Amélia Augusta Eugênia Napoleona von Leuchtenberg, Duquesa da família real da Bavária, em 1829, cujo contrato de matrimônio exigia o fim do relacionamento com Domitila de Castro. Teve atuação destacada na política após a Revolução Constitucionalista, que eclodiu em Portugal em 1820, e a convocação das Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas com o objetivo de elaborar uma constituição para o império luso e seus domínios ultramarinos. Com a partida de D. João VI para Portugal, em 25 de abril de 1821, convocado pelas Cortes Gerais, assumiu o governo como príncipe regente. Conduziu o processo que culminou com a Independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, defendendo os interesses dos diversos grupos que o apoiavam. Foi aclamado o primeiro imperador constitucional do Brasil, e outorgou a primeira Constituição brasileira, em 25 de março de 1824.
Bewertung, Vernichtung und Terminierung
A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.
Zuwächse
Ordnung und Klassifikation
O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.
Bedingungen des Zugriffs- und Benutzungsbereichs
Benutzungsbedingungen
Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)
Reproduktionsbedingungen
Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.
In der Verzeichnungseinheit enthaltene Sprache
- Portugiesisch
Schrift in den Unterlagen
Anmerkungen zu Sprache und Schrift
Physische Beschaffenheit und technische Anforderungen
Gravura em preto e branco.
Findmittel
Bereich Sachverwandte Unterlagen
Existenz und Aufbewahrungsort von Originalen
Existenz und Aufbewahrungsort von Kopien
Verwandte Verzeichnungseinheiten
Bereich "Anmerkungen"
Anmerkung
Documento em bom estado de conservação.
Anmerkung
Gravador português, Francisco Thomaz de Almeida nasceu em Lisboa em 1778 e faleceu em 1866 [1]. Após aprender desenho na "Aula de Fundição", tornou-se discípulo de Francisco Bartolozzi, gravador florentino que assumiu em 1802 o cargo de diretor da Academia Nacional de Lisboa. Trabalhou na Impressão Régia [2].
É exemplar de sua mais importante e conhecida gravura o que se encontra na Mapoteca do Itamaraty (Rio de Janeiro). A gravura, elaborada em 1813, retrata o futuro Imperador Dom Pedro I aos 15 anos de idade. Intitula-se "O Sereníssimo Senhor D. Pedro de Alcântara, Príncipe da Beira" e, de acordo com registro que se segue ao título, foi "Dedicada a S. A. R. a Sereníssima Senhora Carlota Joaquina, Princesa do Brasil / Por seu Obediente Vassalo Francisco Thomaz de Almeida [3].
Na base da obra há inscrições que indicam, além da gravação por Francisco Thomaz de Almeida, a participação de Bartolozzi e a inspiração em quadro de Domenico Pellegrini, pintor oriundo da região de Pádua que viveu em Portugal entre 1803 e 1810 ("D. Pellegrini pinxt. - F. T de Almeida sculp. - F. Bartolozzi Corr."). Stanislaw Herstal, ao reproduzir a gravura no primeiro volume de seu livro Dom Pedro> estudo iconográfico, anota a "colaboração de Francesco Bartolozzi, segundo pintura de Domenico Pellegrini", porém assinala não ter sido localizada a pintura [4].
Uma demonstração da relevância e difusão da gravura de "D. Pedro de Alcântara, Príncipe da Beira", por Francisco Thomaz de Almeida, constitui sua utilização como capa do primeiro tomo de A vida de D. Pedro I, de Otávio Tarquínio de Sousa, em edição do Senado Federal brasileiro [5].
Além de "D. Pedro de Alcântara", podem ser identificadas outras três gravuras de Francisco Thomaz de Almeida, todas datadas da mesma década e também retratos: D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho, gravura pautada em quadro de Domingos Schiopetta (1788-ca. 1835) e feita com a colaboração de Francisco Bartolozzi; Fernando Maria José de Souza Coutinho Castello-Branco e Menezes (Marquês de Borba), segundo pintura de Domingos Sequeira (1768-1837); e Rodrigo Navarro d'Andrade, gravura delineada pelo próprio Francisco T. de Almeida [6].
ALMEIDA, Francisco Tomás d'. O Sereníssimo Senhor D. Pedro de Alcântara, Príncipe da Beira. [1813]. 1 gravura. Disponível em: https://purl.pt/4203. Acesso em: 25 jan. 2023.
MACHADO, Cyrillo Volkmar; CARVALHO, J. M. Teixeira de; CORREIA, Virgilio. Collecção de memorias relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 1922. Disponível em: https://digitalis-dsp.uc.pt/jspui/handle/10316.2/2776. Acesso em: 25 jan. 2023.
HERSTAL, Stanislaw. Dom Pedro: estudo iconográfico, vol. I, (Ed. fac-similar). Brasília, DF: FUNAG, 2021, p. 50.
SOUSA, Otávio Tarquínio de. História dos fundadores do Império do Brasil. Volume II – A vida de D. Pedro I, Tomo 1º. Brasília: Senado Federal, 2015. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/528942. Acesso em: 25 jan. 2023.
ALMEIDA, Francisco Tomás d'. Rodrigo Navarro d'Andrade. [1819]. 1 gravura. Disponível em: https://purl.pt/4635. Acesso em: 25 jan. 2023.
ALMEIDA, Francisco Tomás d'. D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho. [1813]. 1 gravura. Disponível em: https://purl.pt/5211. Acesso em: 25 jan. 2023.
ALMEIDA, Francisco Tomás d'. Fernando Maria Jozé de Souza Coutinho Castello-Branco e Menezes. [1815]. 1 gravura. Disponível em: https://purl.pt/5654. Acesso: 25 jan. 2023.
[1] A informação sobre os anos de nascimento e morte encontra-se em diferentes fontes, entre as quais a Biblioteca Nacional de Portugal (por exemplo, https://purl.pt/4203). O nome do gravador é por vezes grafado Francisco Tomás d’Almeida, embora “Thomaz de Almeida” seja a forma que se encontra na base de gravura de sua autoria.
[2] Esses dados biográficos, assim como a naturalidade lisboeta de Francisco Thomaz de Almeida, são indicados na obra Collecção de memórias relativas às vidas dos pintores, e escultores, architectos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal, por Cyrillo Volkmar Machado, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1922 p. 233 (disponível em https://digitalis-dsp.uc.pt/jspui/handle/10316.2/2776). Quanto a Bartolozzi (1725-1815), sua biografia pode ser consultada em https://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/mestres-da-gravura/francesco-bartolozzi/.
[3] A publicação da estampa de Dom Pedro I foi noticiada no Jornal de Coimbra, número XXII, de outubro de 1813 (in Jornal de Coimbra, 1813, volume V. Lisboa: Impressão Régia, p. 199), assim descrita: “Estampa do retrato de S.A.R. o Sereníssimo Senhor Dom Pedro de Alcântara, Príncipe da Beira, publicado e gravado por Francisco Thomaz de Almeida, e correcto por seu Mestre o Insigne Bartolozzi” (disponível em <Jornal de Coimbra (POR) - 1812 a 1820 - DocReader Web (bn.br)>.
[4] Herstal, Stanislaw. Dom Pedro: estudo iconográfico, vol. I (Ed. fac-similar). Brasília, DF: FUNAG, 2021, p. 50. Observa Herstal que, “conforme os dizeres da gravura, devia existir uma pintura original por Domenico Pellegrini, não localizada”. Informações úteis sobre Domenico Pellegrini são apresentadas em http://biografias.netsaber.com.br/biografia-4287/biografia-de-domenico-pellegrini.
[5] Sousa, Otávio Tarquínio de. História dos fundadores do Império do Brasil. Volume II – A vida de D. Pedro I, Tomo 1º. Brasília: Senado Federal, 2015 (Edições do Senado Federal, vol. 209-A).
[6] As informações estão coligidas na Biblioteca Nacional de Lisboa, que exibe as três gravuras, bem como a de “D. Pedro de Alcântara” (https://bndigital.bnportugal.gov.pt/project/iconografia/). A gravura de D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho inclui-se na série iconográfica de 1812; a do Marquês de Borba na série de 1815; e a de Rodrigo Navarro d’Andrade na de 1819. As três gravuras são acessíveis, respectivamente, nos endereços eletrônicos https://purl.pt/5211, https://purl.pt/5654 e https://purl.pt/4635.
Alternative Identifikatoren/Signaturen
Zugriffspunkte
Zugriffspunkte (Thema)
Zugriffspunkte (Ort)
Zugriffspunkte (Name)
Zugriffspunkte (Genre)
Bereich "Beschreibungskontrolle"
Identifikator "Beschreibung"
Archivcode
Benutzte Regeln und/oder Konventionen
Status
Erschließungstiefe
Daten der Bestandsbildung, Überprüfung, Löschung/Kassierung
Julho - novembro de 2022.
Sprache(n)
Schrift(en)
Quellen
CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.
BRITISH MUSEUM. Domenico Pellegrini. The British Museum, [s. d.]. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/collection/term/BIOG41505. Acesso em: 5 set. 2022.
GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.
Anmerkung des Archivars/der Archivarin
Equipe da prestadora Cassis Ged e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Marina Caldas da Rocha Ferreira (Tradutora), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).