Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1819 (Creación)
Nivel de descripción
Item documental
Volumen y soporte
87,6 cm x 66,2 cm
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Institución archivística
Historia archivística
As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.
O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.
Origen del ingreso o transferencia
Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Congresso de Viena - Conferência que ocorreu no período de 1814 e 1815 entre países que foram invadidos por tropas napoleônicas, Portugal, Prússia, Reino Unido, Rússia, França, teve como objetivo reorganizar geograficamente o mapa europeu e restituir o trono das monarquias antes derrubadas por Napoleão.
Valorización, destrucción y programación
A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.
Acumulaciones
Sistema de arreglo
O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)
Condiciones
Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.
Idioma del material
- portugués
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Gravura em preto e branco.
Instrumentos de descripción
Instrumento de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
Documento em bom estado de conservação.
Notas
Filho de franceses, Jean, dito John, Godefroy nasceu em Londres em 1771, onde aprendeu gravura e produziu dezenas de peças em 1783 e 1797. A partir deste último ano estabeleceu-se na França e obteve rapidamente notoriedade. Foi, com frequência, o editor de suas próprias gravuras. A sua principal técnica consistia no pontilhado [1].
O Inventaire du fonds français après 1800 descreve o conjunto das obras de Godefroy produzidas de 1798 em diante, no total de 31 peças [2]. Observa o "Inventário" que estampas de sua autoria, como as intituladas "Ossian" e "Psiqué e Amor", são caracteristicas da época imperial. Comenta que, com a mudança de gosto estético, Godefroy foi deixado de lado a partir de 1815 e viveu miseravelmente até sua morte em 1839 [3].
Há gravuras de Jean Godefroy na "Royal Academy" e na "National Portrait Gallery" de Londres, algumas, inclusive um retrato de William Shakespeare, publicadas entre 1794 e 1796 [4].
A Biblioteca Nacional da França exibe, entre outras obras de Jean Godefroy, uma estampa do Rei Luís XVIII, desenhada e gravada pelo artista, em que, não obstante o título em francês, seu nome aparece como "John" [5].
Pode-se apreciar na Mapoteca do Itamaraty (Rio de Janeiro) a "gravura representando o Congresso de Viena", de autoria de Jean Godefroy, datada de 1819 e pautada em obra de Jean Baptiste Isabey (1767-1855). Outros exemplares da gravura de Godefroy podem ser idêntificados [6]. Ela é uma das gravuras arroladas no "Inventaire du fonds français après 1800".
O “Inventário” assinala que nenhuma das peças produzidas entre 1783 e 1797 era então conhecida. Estão, porém, identificadas algumas obras publicadasna década de 1790, pertencentes à Royal Academy e à National Portrait Gallery de Londres, como se anotará em seguida. ADHEMÁR, JEAN; LETHÈVE, Jacques. Inventaire du fonds français après 1800, Tome neuviène. Paris: Bibliotèque Nationale, 1955, p. 214-215.
COOPER, Samuel. 1796. 1 gravura. Disponível em: https://www.royalacademy.org.uk/art-artists/name/john-godefroy. Acesso em: 28 mar. 2023.
GODEFROY, Jean. Louis XVIII. Roi de France et de Navarre, et Dédié à la garde Nationale de France. 1814. 1 gravura. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b6955019w?rk=42918;4. Acesso em: 28 mar. 2023.
GODEFROY, Jean. Congresso of Vienna. 1819. 1 gravura. Disponível em: mutualart.com/Artist/John-Godefroy/ECD55DEE54E43BAC. Acesso em: 28 mar. 2023.
[1] Fonte: Adhémar, Jean; e Lethève, Jacques. Inventaire du fonds français après 1800, Tome neuvième. Paris: Bibliotèque Nationale, 1955, pp. 214-215. O "Inventário" assinala que nenhuma das peças produzidas entre 1783 e 1797 era então conhecida. Estão, porém, identificadas algumas obras publicadas na década de 1790, pertencentes à Royal Academy e à National Portrait Gallery de Londres, como se anotará em seguida.
[2] Op. cit., pp. 215-218.
[3] Op. cit., p. 215.
[4] Essas gravuras estão disponíveis nos endereços http://www.royalacademy.org.uk/art-artists/name/john-godefroy e https://www.npg.org.uk/collections/search/person/mp53608/john-godefroy?role=art.
[5] Gravura de 1814, intitulada "Louis XVIII. Roi de France e de Navarre". Trata-se da segunda gravura disponível no endereço https://gallica.bnf.fr/services/engine/search/sru?operation=searchRetrieve&version=1.2&query=%28%28dc.creator%20all%20%22Godefroy%2C%20Jean%22%20or%20dc.contributor%20all%20%22Godefroy%2C%20Jean%22%29%29&keywords=Godefroy,%20Jean&suggest=2#resultat-id-2.
[6] In https://www.mutualart.com/Artist/John-Godefroy/ECD55DEE54E43BAC e https://www.mutualart.com/Artwork/Congress-of-Vienna/8B729E76E57E804C0CC33B56AC4D7929.
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Julho - novembro de 2022.
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
INSTITUTO DIPLOMÁTICO. 200 anos do Congresso de Viena. Mar. 2018. Disponível em: https://idi.mne.gov.pt/pt/arquivo-e-biblioteca/documentos-e-efemerides/200-anos-do-congresso-de-viena?highlight=WyJjb25ncmVzc28iLCJkZSIsInZpZW5hIiwiY29uZ3Jlc3NvIGRlIiwiY29uZ3Jlc3NvIGRlIHZpZW5hIiwiZGUgdmllbmEiXQ==. Acesso em: 05 set. 2022.
CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.
GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.
Nota del archivista
Equipe da prestadora Cassis Ged e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Marina Caldas da Rocha Ferreira (Tradutora), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).