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日期
- Não consta (创建)
描述层级
Item documental
尺寸和媒介
10,4 cm x 15,6 cm
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创建者名称
文献历史
As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.
O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.
入藏或转移的直接来源
Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.
内容和结构版块
范围和内容
Augustin François Lemaître (1797-1870), foi um gravador, litógrafo, desenhista, editor e fotógrafo francês. Ele produziu inúmeros desenhos, gravuras e criações de chapas de cobre e aço, bem como a publicação de livros, notadamente com a editora Firmin Didot Frères. Ele representou muitas paisagens, monumentos, arquiteturas e personagens, especialmente durante suas muitas viagens pela Europa.
评价, 销毁, 编制
A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.
增加
整理系统
O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.
检索和使用条件版块
管理检索的条件
Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)
管理复制的条件
Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.
资料的语言
- 葡萄牙文
资料文字
语言和文字说明
物理特征和技术要求
Gravura em preto e branco.
索引指南
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原件及其位置
副本及其位置
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说明版块
说明
Documento em bom estado de conservação.
说明
Litógrafo, desenhista, gravador, editor e fotógrafo francês, Augustin François Lemaître nasceu em Paris em setembro de 1797 e faleceu na mesma cidade em 25 de fevereiro de 1870 [1]. Em seus desenhos, estampas e gravuras, representou "paisagens, monumentos, obras de arquitetura e personagens, sobretudo durante suas numerosas viagens pela Europa" [2]. Há, entre as informações disponíveis, referências não só a suas gravações em placas de cobre e aço, mas também a gravações em madeira [3].
Em uma série de obras, Lemaître aparece como "único criador" ou, pelo menos, sem coautor ou colaborador nominalmente assinalado. É o caso, por exemplo, das gravuras de estátua de Júlio César e da "Casa de Albretcht Dürer", em Nuremberg, Alemanha [4]; de "Constantinopla (Istambul)" e da "Colina Bengemma, Malta" [5]; de Camões e da "Estátua equestre de D. José I [6]. É o caso, igualmente, de um conjunto de obras sobre "Locais da França", baseadas em gravação em aço, com datas estimadas nas décadas de 1840 e 1850, como, por exemplo, a Basílica da Catedral de Santa Cecília, em Albi, e ponte de Toulouse [7].
Em outros trabalhos de Lemaître, são explicitados coparticipantes, como Milbert na "Vista da Cidade de Hudson, Estados Unidos da América" [8], a gravação por Moret do retrato de Antônio Feliciano de Castilho [9], e a inspiração da arte de Léon Gaucherel (1816-1886) para a elaboração de várias gravuras por Lemaître, como a "Vista da Basílica de Constantino", em Trier, Alemanha, e a "Vista lateral da Igreja de Saint-Austremoine", em Issoire, França [10].
Há várias obras, quer sem especificação de coparticipante, como a gravura da "Estátua equestre de D. José I" ou da "Basílica da Catedral de Santa Cecília" em Albi, quer com coparticipante explicitado, como a "Vista da Cidade de Hudson", em que Augustin François Lemaître é identificado como "Lemaitre direxit", expressão que, em princípio, pode indicar a supervisão ou direcionamento do trabalho de gravadores não nomeados, a função de "diretor do ateliê de gravura" [11].
BIBLIOTECA NACIONAL (FRANÇA). Catalogue général, 1997. Paris: Biblioteca Nacional. Disponível em: https://catalogue.bnf.fr/ark:/12148/cb10701772d. Acesso em> 28 mar. 2023.
LEMAITRE, Augustin Francois. Indiens Chassant Le Bisont. 1849. 1 gravura. Disponível em: https://collections.mnbaq.
org/fr/artiste/600012786. Acesso em: 27 jan. 23.
LEMAITRE, Augustin Francois. C. Júlio César, estátua de corpo inteiro, em pé, virada para a esquerda. [19--]. 1 gravura. Disponível em: https://www.loc.gov/pictures/item/96510710/. Acesso em: 27 jan. 23.
LEMAITRE, Augustin Francois. Maison d'Albrecht Dürer a Nuremburg. [18--]. 1 gravura. Disponível em: https://www.loc.gov/item/91719164/. Acesso em: 27 jan. 23.
LEMAITRE, Augustin Francois. Colina Bengemma, Malta. [19--]. 1 gravura. Disponível em: https://www.alamy.com/stock-photo-bengemma-hill-malta-19th-century-steel-engraving-by-lemaitre-direxit-136880897.html. Acesso em: 27 jan. 23.
LEMAITRE, Augustin Francois. Antonio Feliciano de Castilho. [ca. 1855]. 1 gravura. Disponível em: https://purl.pt/13021. Acesso em: 27 jan. 23.
LEMAITRE, Augustin Francois. Camoens. 1846. 1 gravura. Disponível em: https://purl.pt/12554. Acesso em: 27 jan. 23.
LEMAITRE, Augustin Francois. Statue equestre de D. José (Joseph 1.er). 1846. Disponível em: https://purl.pt/13366. Acesso em: 27 jan. 23.
LEMAITRE, Augustin Francois. The Cathedral Basilica of Saint Cecilia. [1841?]. 1 gravura. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/847661961097004418/. Acesso em: 27 jan. 23.
LEMAITRE, Augustin François. Pont à Ogives à Montauban. [1841?]. 1 gravura. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/847661961097004196/. Acesso em: 27 jan. 2023.
LEMAITRE, Augustin François. View of the city of Hudson, United States of America. [19--]. 1 gravura. Disponível em: https://www.alamy.com/stock-photo-view-of-the-city-of-hudson-united-states-of-america-19th-century-steel-136749327.html. Acesso em: 27 jan. 2023.
[1] Dados da Biblioteca Nacional da França (https://catalogue.bnf.fr/ark:/12148/cb10701772d).
[2] Comentário do Museu Nacional de Belas-Artes de Québec, in <https://collections.mnbaq. org/fr/artiste/600012786>.
[3] Menção a placas de cobre e aço encontram-se nas fontes já citadas. A referência a gravações em madeira é apontada em fonte sobre obras com motivos canadenses, como “Tenda de um chefe indígena” e “Índios caçando búfalo” (http://www.artoftheprint.com/artistpages/lemaitre_augustin_francois_indienschassantlebisont.htm), que acrescenta haver-se Lemaître “estabelecido também como editor em meados do século” [XIX], “frequentemente projetando muito de sua arte para seus próprios livros”.
[4] Biblioteca do Congresso dos EUA, in https://www.loc.gov/pictures/item/96510710/ e https://www.loc.gov/item/91719164/.
[6] Biblioteca Nacional de Portugal, in https://rnod.bnportugal.gov.pt/rnod/winlibsrch.aspx?skey=E94520B803724946B050E84BE055D2B0&pag=1&tpp=10&sort=4&cap=&pesq=5&thes1=4800.
[7] In https://br.pinterest.com/vintageinspanish/lemaitre-direxit-antique-steel-engravings-places-o/.
[9] Biblioteca Nacional de Portugal, in https://rnod.bnportugal.gov.pt/rnod/winlibsrch.aspx?skey=E94520B803724946B050E84BE055D2B0&pag=1&tpp=10&sort=4&cap=&pesq=5&thes1=119923.
[10] In https://www.invaluable.com/artist/lemaitre-augustin-francois-i4aw0f5eoo/sold-at-auction-prices/.
[11] Em “Léxico da gravura antiga” (“Lexique de la gravure ancienne”), apresenta-se, para o termo latino “direxit”, o significado de “directeur de l’atelier de gravure” (“désigne le directeur de l’atelier de gravure”), in “Maison de la gravure”
(https://www.maisondelagravure.com/blog/lexique-de-la-gravure-n4). O mesmo sentido é expresso em fonte sobre a obra de outro artista, Jacques Renaud Benard, dito Robert Bénard (1731-1794), na qual se registra que a menção “Benard direxit”, abaixo de um conjunto de placas feitas para ilustração de uma enciclopédia, significa que orientou o trabalho de outros gravadores (“la mention ‘Benard direxit’, énonçant que Benard y dirige d’autres graveurs”, in <https://fr.wikipedia.org/wiki/ Robert_ B%C3%A9nard>).
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Julho - novembro de 2022.
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文字
来源
Catalogue général. Bibliothèque Nationale de France, 2001. Disponível em: http://ark.bnf.fr/ark:/12148/cb10701772d . Acesso em: 05 set. 2022.
NASCIMENTO de Dona Maria II. Arquivo Nacional Torre do Tombo, 2022. Disponível em: https://antt.dglab.gov.pt/exposicoes-virtuais-2/nascimento-de-d-maria-ii/. Acesso em: 5 de agosto de 2022.
ARQUIVO NACIONAL. Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, d. Pedro I. Rio de Janeiro: Memória Da Administração Pública Brasileira, 2016. Disponível em:http://mapa.an.gov.br/index.php/publicacoes2/70-biografias/395-pedro-de-alcantara-francisco-antonio-joao-carlos-xavier-de-paula-miguel-gabriel-rafael-joaquim-jose-gonzaga-pascoal-cipriano-serafim-de-braganca-e-bourbon-d-pedro-i. Acesso em: 15 ago. 2022.
CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.
GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.
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Equipe da prestadora Cassis GED e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Marina Caldas da Rocha Ferreira (Tradutora), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).