Item documental Ico_INV11081 - Últimos momentos da Sua Alteza Imperial D. Maria Amélia de Bragança [Gravura]

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参考代码

BR DFMRE RIO-MHI-SNEIB-EV-Ico_INV11081

标题

Últimos momentos da Sua Alteza Imperial D. Maria Amélia de Bragança [Gravura]

日期

  • Não consta (创建)

描述层级

Item documental

尺寸和媒介

35 cm x 25,5 cm

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创建者名称

文献历史

As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.

O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.

入藏或转移的直接来源

Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.

内容和结构版块

范围和内容

Maria Amélia Augusta Eugênia Josefina Luísa Teodolinda Heloísa Francisca Xavier de Paula Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança (1831-1853), D. Maria Amélia de Bragança, filha única do segundo matrimônio de D. Pedro I com D. Amélia de Leuchtenberg, nasceu em Paris após a volta de D. Pedro I para a Europa. Foi reconhecida como Princesa do Brasil em 1841, quando D. Pedro II atingiu a maioridade. Aos 20 anos, tornou-se noiva do Arquiduque Maximiliano da Áustria. Com a saúde debilitada, em 1852 mudou-se para a Ilha da Madeira em busca de ares salubres, porém, faleceu em fevereiro de 1853 vítima de complicações de uma tuberculose.

评价, 销毁, 编制

A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.

增加

整理系统

O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.

检索和使用条件版块

管理检索的条件

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

管理复制的条件

Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.

资料的语言

  • 葡萄牙文

资料文字

语言和文字说明

物理特征和技术要求

Litografia em preto e branco.

索引指南

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原件及其位置

副本及其位置

相关描述单元

相关描述

说明版块

说明

Documento em bom estado de conservação.

说明

Na ausência de identificação, na própria obra, da autoria da gravura "Últimos momentos de S. A. I. a Senhora Dona Maria Amélia de Bragança", indica-se, como "produtor", a casa litográfica responsável por sua impressão, "Litografia Rua Nova dos Mártires n° 14" (Lisboa), assinalada na base da gravura (inscrição "Lith. R. N. dos Mes N° 14").

Diversas fontes que se referem à obra, entre as quais a Biblioteca Nacional de Portugal, coincidem em não conter informação sobre a autoria da criação da gravura e em registrar a oficina litogràfica em que foi publicada [1]. A litografia é citada, igualmente sem identificação de autoria, no estudo de referência Dicionário de iconografia portuguesa (Retratos de portugueses e de estrangeiros em relações com Portugal), de Ernesto Soares e Henrique de Campos Ferreira Lima [2].

Presume-se que a gravura tenha sido elaborada em 1853, com base na biografia da Princesa Maria Amélia, que faleceu naquele ano.

O nome da casa litográfica não está expresso abaixo da gravura, somente seu endereço. Até cerca de 1850, funcionava no endereço a "Litographia de Manuel Luiz" ou "Litographia de Manuel Luiz da Costa", que "atingiu grande desenvolvimento e prestígio devido à qualidade dos seus trabalhos e à competência dos artistas que nela exerceram atividade, como Legrand, Fonseca, Barreto, Sendim e (...) Tomás da Anunciação". Há notícia de que Manuel Luiz "deve ter passado a casa por volta de 1850" à firma "Lopes & Bastos" [3].

[1] R. N. dos Mes. Últimos momentos de S. A. I. a Senhora D. Maria Amélia de Bragança. [1853?]. 1 gravura. Disponível em: https://purl.pt/1008. Acesso em: 28 mar. 2023.

[2] SOARES, Ernesto; LIMA, Henrique de Campos Ferreira. Dicionário de iconografia portuguesa (Retratos de portugueses e de estrangeiros em relações com Portugal), 2° volume. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 1948.

[3] Dicionário de tipógrafos e litógrafos famosos, 1a. ed. S. I., s. n. [Portugal, F. Batalha Design], 2002, p. 34. Disponível em: http://www.avaad.ufsc.br/moodle/file.php/22/apoio/livro_dicionario.pdf

备选标识符

检索点

主题检索点

地点检索点

名称检索点

体裁检索点

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著录标识符

机构标识符

使用的规则和/或惯例

状态

细节层级

创建 修改 删除 日期

Julho - novembro de 2022.

语言

文字

来源

ALMEIDA, Sylvia Lacerda Martins de. Uma filha de D. Pedro I: Dona Maria Amélia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

档案管理员说明

Equipe da prestadora Cassis Ged e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Marina Caldas da Rocha Ferreira (Tradutora), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).

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