Item documental Ico_INV11084 - Imperador D. Pedro I (1798-1834). [Gravura]

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Código de referência

BR DFMRE RIO-MHI-SNEIB-PS-Ico_INV11084

Título

Imperador D. Pedro I (1798-1834). [Gravura]

Data(s)

  • Século XIX (Produção)

Nível de descrição

Item documental

Dimensão e suporte

22,2 cm x 14,7 cm

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.

O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (1798-1834), D. Pedro I, nasceu no Palácio de Queluz, Lisboa, Portugal. Era o segundo filho de D. João VI e D. Carlota Joaquina, tornou-se herdeiro do trono português em 1801, com a morte do primogênito, D. Antônio de Bragança. Foi o primeiro Imperador do Brasil (1822-1831), e Rei de Portugal com o título de D. Pedro IV (1826-1834). Casou-se por procuração, em 1817, com D. Maria Leopoldina, filha do Imperador austríaco Francisco I, resultado de um acordo de Portugal com a casa de Habsburgo, num cenário de rearranjo político europeu após a derrota de Napoleão em 1815. Compôs peças musicais, dentre as quais o Hino da Independência do Brasil e o Hino da Carta, considerado até o início do século XX, o hino nacional português. Com a morte de Leopoldina, em 1826, casou-se com D. Amélia Augusta Eugênia Napoleona von Leuchtenberg, Duquesa da família real da Bavária, em 1829, cujo contrato de matrimônio exigia o fim do relacionamento com Domitila de Castro. Teve atuação destacada na política após a Revolução Constitucionalista, que eclodiu em Portugal em 1820, e a convocação das Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas com o objetivo de elaborar uma constituição para o império luso e seus domínios ultramarinos. Com a partida de D. João VI para Portugal, em 25 de abril de 1821, convocado pelas Cortes Gerais, assumiu o governo como príncipe regente. Conduziu o processo que culminou com a Independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, defendendo os interesses dos diversos grupos que o apoiavam. Foi aclamado o primeiro imperador constitucional do Brasil, e outorgou a primeira Constituição brasileira, em 25 de março de 1824.

Avaliação, selecção e eliminação

A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Condiçoes de reprodução

Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Gravura em preto e branco.

Instrumentos de descrição

Instrumento de descrição documental

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Documento em bom estado de conservação.

Nota

Ferdinand Delannoy, nascido c. de 1822 e falecido c. de 1887, foi gravador e ilustrador francês, que desenvolveu intensa atividade como colaborador das Galerias de Versalhes e como autor ou gravador de grande número de estampas publicadas em livros, com destaque para livros da editora Garnier. Fer gravações em cobre, aço madeira. Às vezes assinou "Ferdinand" [1].

Em inventário da Biblioteca Nacional da França arrolam-se dezenas de obras que contaram com a participação de Ferdinand Delannoy, em certos casos como único autor mencionado, a exemplo de gravura que retrata o geógrafo C. Malte-Brun, mas, em sua maioria, na qualidade de coautor, como gravador de obras pintadas ou desenhadas por outros artistas, entre os quais Gustave Staal (por exemplo, "Henrique IV"), Franz Xaver Wintelhalter (por exemplo, "Eugênia, Imperatriz dos Franceses") e René de Moraine (p. ex., "Entrada de L. Napoleão em Paris - dezembro de 1852") [2].

Uma estampa de relevo de autoria de Ferdinand Delannoy ligada à cultura brasileira constitui o retrato de Casimiro de Abreu, publicado nas Obras completas do poeta, da Livraria Garnier, de 1871. Como assinala um estudioso, "as informações abaixo do retrato afirmam que foi realizado pelo gravador francês Ferdinand Delannoy e impresso pela Imp. Mangeon, em Paris" [3].

A reprodução da gravura "D. Pedro I", de Ferdinand Delannoy, que se encontra na Mapoteca do Itamaraty, sem indicação de data, foi publicada por "Garnier frères Éditeurs". Nela o autor é designado como "Ferd. Delannoy".

BIBLIOTECA NACIONAL (FRANÇA). Inventaire du fonds français. 1953. Paris: Biblioteca Nacional. 1953. 144 p.

DELANNOY, Ferdinand. Charles IV, dit le Simple, Roi de France. [1840]. 1 gravura. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/collection/object/P_1901-1022-966. Acesso em: 25 jan. 2023.

Santana Júnior, Odair Dutra. As coleções de livros Bibliotheca Brasileira (1862-1863) e Brasília Bibliotheca Nacional (1862-1876): internacionalização de práticas editoriais e formação do cânone nacional. 2020. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, p. 206.

[1] Fontes: Biblioteca Nacional da França, <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k54891736/f156. image.r=Delannoy> (Inventaire du Fonds Français après 1800. Paris: Bibliothèque Nationale de France, Département des Estampes, 1953); Biblioteca Nacional do Congresso dos EUA, https://id.loc.gov/authorities/names/nr2002012326.html; e The British Museum, https://www.britishmuseum.org/collection/object/P_1901-1022-966.

[2] Inventaire du Fonds Français après 1800. Paris: Bibliothèque Nationale de France, Département des Estampes. Disponível em https://gallica.bnf.fr/html/und/images/inventaires-du-fonds-francais?mode=desktop e <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k54891736/ texteBrut>.

[3] Santana Júnior, Odair Dutra. As coleções de livros Bibliotheca Brasileira (1862-1863) e Brasília Bibliotheca Nacional (1862-1876): internacionalização de práticas editoriais e formação do cânone nacional (Tese). São José do Rio Preto: UNESP, 2020, p. 206.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Julho - novembro de 2022.

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, d. Pedro I. Rio de Janeiro: Memória Da Administração Pública Brasileira, 19 dez. 2016. Disponível em:http://mapa.an.gov.br/index.php/publicacoes2/70-biografias/395-pedro-de-alcantara-francisco-antonio-joao-carlos-xavier-de-paula-miguel-gabriel-rafael-joaquim-jose-gonzaga-pascoal-cipriano-serafim-de-braganca-e-bourbon-d-pedro-i. Acesso em: 15 ago. 2022.

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

Nota do arquivista

Equipe da prestadora Cassis GED e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Marina Caldas da Rocha Ferreira (Tradutora), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).

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