Item documental Icon_B6-2-V3_1839_32 - Litografia colorida, datada de 1839 e criada por Jean-Baptiste Debret, retratando o comboio fúnebre e o monumento onde foi depositado o corpo da Imperatriz Leopoldina. A imagem n.1 apresenta a fachada de um prédio de três andares, duas portas laterais e um vitral entre elas. O segundo e o terceiro andar contêm três vitrais. O monumento contido na imagem n.2 é um armário de madeira com detalhes dourados e o brasão do império ao alto. Dentro do armário está a urna funerária coberta por um manto e com a coroa sobreposta. A imagem n.3 mostra a parte interior de uma capela, onde se vê bancos recostados às paredes e um altar ao centro. No lado direito está o monumento funerário. A imagem n.4 é a vista exterior do Convento d’Ajuda e no n.5 é representando o cortejo funerário, composto de uma carruagem coberta por uma pano negro é puxada por seis cavalos e acompanhada por militares em trajes de gala. Abaixo da imagem está a inscrição: “Monument et convoi fúnebres de L’Imperatrice Léopoldine à Rio de Janeiro.”.

Open original Digitales Objekt

Bereich "Identifikation"

Signatur

BR DFMRE RIO-BHI-GER-ILU-Deb-Icon_B6-2-V3_1839_32

Titel

Litografia colorida, datada de 1839 e criada por Jean-Baptiste Debret, retratando o comboio fúnebre e o monumento onde foi depositado o corpo da Imperatriz Leopoldina. A imagem n.1 apresenta a fachada de um prédio de três andares, duas portas laterais e um vitral entre elas. O segundo e o terceiro andar contêm três vitrais. O monumento contido na imagem n.2 é um armário de madeira com detalhes dourados e o brasão do império ao alto. Dentro do armário está a urna funerária coberta por um manto e com a coroa sobreposta. A imagem n.3 mostra a parte interior de uma capela, onde se vê bancos recostados às paredes e um altar ao centro. No lado direito está o monumento funerário. A imagem n.4 é a vista exterior do Convento d’Ajuda e no n.5 é representando o cortejo funerário, composto de uma carruagem coberta por uma pano negro é puxada por seis cavalos e acompanhada por militares em trajes de gala. Abaixo da imagem está a inscrição: “Monument et convoi fúnebres de L’Imperatrice Léopoldine à Rio de Janeiro.”.

Datum/Laufzeit

  • 1839 (Anlage)
  • Paris, França. (Anlage)

Erschließungsstufe

Item documental

Umfang und Medium

Iconográfico, impresso, colorido.
51 cm x 31 cm

Bereich "Kontext"

Name des Bestandsbildners

Biographische Angaben

Bestandsgeschichte

As origens da BHI remontam aos acervos transferidos pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Reino de Portugal (1736-1822) quando da mudança de sede do império português de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1808. Neste cenário, centenas de documentos, mapas e livros relativos à política externa do reino de Portugal e suas colônias espalhadas pelo mundo, foram trazidos entre 1808 e 1810. Antônio Peregrino Maciel Monteiro, Barão de Itamaracá (1804-1868), secretário dos estrangeiros no final do período Regencial, criou a Biblioteca da Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil em 1838. Após a transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, trasladou-se, em 1971, parte representativa do acervo do Rio de Janeiro para as novas instalações na Capital Federal. Em 1975, esse núcleo passou a constituir a atual Biblioteca Azeredo da Silveira, instalada no Ministério das Relações Exteriores.

Abgebende Stelle

Bereich "Inhalt und innere Ordnung"

Eingrenzung und Inhalt

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Bewertung, Vernichtung und Terminierung

Zuwächse

Ordnung und Klassifikation

Bedingungen des Zugriffs- und Benutzungsbereichs

Benutzungsbedingungen

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Reproduktionsbedingungen

In der Verzeichnungseinheit enthaltene Sprache

  • Französisch

Schrift in den Unterlagen

Anmerkungen zu Sprache und Schrift

Physische Beschaffenheit und technische Anforderungen

Findmittel

Bereich Sachverwandte Unterlagen

Existenz und Aufbewahrungsort von Originalen

Existenz und Aufbewahrungsort von Kopien

Verwandte Verzeichnungseinheiten

Verwandte Beschreibungen

Bereich "Anmerkungen"

Anmerkung

Documento em bom estado de conservação

Anmerkung

Contém o nome da litografia “Thierry Frères Succ. de Engelmann & Cia” na parte inferior direita.

Alternative Identifikatoren/Signaturen

Zugriffspunkte

Zugriffspunkte (Thema)

Zugriffspunkte (Ort)

Zugriffspunkte (Name)

Zugriffspunkte (Genre)

Bereich "Beschreibungskontrolle"

Identifikator "Beschreibung"

Archivcode

Benutzte Regeln und/oder Konventionen

Status

Erschließungstiefe

Daten der Bestandsbildung, Überprüfung, Löschung/Kassierung

Janeiro de 2024 a janeiro de 2025

Sprache(n)

Schrift(en)

Quellen

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização. Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

GUIA DAS ARTES. Jean Baptiste Debret. São Lourenço, MG: Guia das Artes, 2015. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/jean-baptiste-debret/resumo. Acesso em: 05 set. 2022.

Anmerkung des Archivars/der Archivarin

Equipe da prestadora de serviço Tempo Real Produções ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Jefferson do Nascimento Albino (Coordenador Geral). Zoray Maria Telles (Restauradora). Lúcia Helena Gomes Antônio (Auxiliar de Restauração). Kênia da Silva Vieira (Coordenadora de Descrição/Vice-coordenadora Geral). Camila Oliveira da Silva (Descritora). Verônica dos Santos Silva (Descritora). Yan Melo de Almeida (Descritor). Nayara de Sousa Leite (Descritora). Thiago Souza de Mendonça (Coordenador de Revisão). Maiara De Souza Domequis (Revisora). Renan Cesar Rodrigues Ambrosio (Fotógrafo/Digitalizador). Renata Costa Pinto (Editora). Luis Henrique Souza de Santos (Pesquisador/Historiador). Patrick Diego Sousa e Silva (Paleografia). Elem Suzane Brito de Assis (Tradução francês). Cristiane Patrocínio Franceschi (Tradução inglês). Fábio Eduardo Gomes (Estagiário em História).
Agradecimento especial ao Prof. João Daniel Almeida.

Digitales Objekt (Original) Bereich "Rechtsfragen"

Digitales Objekt (Verweis) Bereich "Rechtsfragen"

Digitales Objekt (Miniaturbild) Bereich "Rechtsfragen"

Bereich Zugang

Verwandte Themen

Verwandte Personen und Organisationen

Verwandte Genres

Verwandte Orte