Mostrar 1 resultados

Descrição arquivística
Ministério das Relações Exteriores
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Cópia de ofício produzido por Manuel Rodrigues Gameiro Pessoa (s.d.-1846), Visconde de Itabayana, para José Bernardino Baptista Pereira (1783-1861), com data de 13 de setembro de 1828, referindo-se à rebelião instalada em Portugal. Itabaiana expõe os motivos pelos quais aguardaria novas instruções a respeito do pagamento do empréstimo português e da conversão das apólices brasileiras em portuguesas para a amortização anual do referido empréstimo.

Manuel Rodrigues Gameiro Pessoa (1800-1846), Barão, Visconde e Visconde com grandeza de Itabaiana, nasceu em Portugal, mas assumiu a nacionalidade brasileira no contexto da independência. Foi ex-vi da Constituição do Império, mas manteve relações com Portugal, uma vez que sua filha e herdeira se tornou 1ª Viscondessa de Gameiro a partir de 1851. O título da filha, contudo, se deveu à atuação do Visconde de Itabaiana em auxiliar na chegada ao trono de D. Maria II em Portugal, filha de D. Pedro II.
Durante o Congresso de Viena, em 1815, foi secretário da legação portuguesa. Foi diplomata, servindo de Ministro Plenipotenciário na França, em 1822, na Inglaterra, em 1825, e nos anos seguintes passando pela monarquia das Duas Sicílias e também por Viena.

José Bernardino Baptista Pereira (1783-1861) foi um político e jurista nascido em Campos dos Goytacazes, na altura parte da Província do Espírito Santo. Adquiriu o bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra em 1812. Na magistratura, serviu como juiz de fora na antiga vila de Santo Antônio de Sá e na vila de Magé, ambas no Rio de Janeiro. Foi eleito deputado para as Cortes Gerais Constituintes da Nação Portuguesa, fruto da Revolução Liberal de 1820, mas não chegou a tomar posse em Lisboa. Foi deputado na Assembleia Constituinte brasileira de 1823, dissolvida por D. Pedro I; mas elegeu-se deputado para a Assembleia Geral do Império em 1826. Foi Ministro das pastas da Fazenda e da Justiça no ano de 1828, e voltou a se reeleger deputado em 1830. Ao fim de sua última legislatura, retirou-se da política, dedicando-se à agricultura em suas propriedades no atual município de Itaboraí, onde faleceu em 1861.

Manuel Rodrigues Gameiro Pessoa (s.d.-1846), Visconde de Itabayana