Item documental Car_INV8502_1826 - Carta corográfica do Império do Brasil destacando as demais regiões de fronteira: Argentina, Paraguai, Peru Guiana Espanhola e Guiana Frances. Datado em 1826 e produzido por Giraldon-Bovinet (1767 – 1843).

Open original Digitales Objekt

Bereich "Identifikation"

Signatur

BR DFMRE RIO-MHI-SNEIB-CART-AM-AS-BR-MB-Car_INV8502_1826

Titel

Carta corográfica do Império do Brasil destacando as demais regiões de fronteira: Argentina, Paraguai, Peru Guiana Espanhola e Guiana Frances. Datado em 1826 e produzido por Giraldon-Bovinet (1767 – 1843).

Datum/Laufzeit

  • 1826 (Anlage)
  • Paris, França (Anlage)

Erschließungsstufe

Item documental

Umfang und Medium

44,3 cm x 39,1 cm

Bereich "Kontext"

Name des Bestandsbildners

Biographische Angaben

Bestandsgeschichte

As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.

O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.

Abgebende Stelle

Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.

Bereich "Inhalt und innere Ordnung"

Eingrenzung und Inhalt

Edme Bovinet (1767 – 1843), foi um gravador, cinzel e entalhe, também editor e negociante de impressão ativo em Paris. Distinguiu-se desde a infância pelo facto de desenhar em todas as paredes da sua aldeia natal. Um professor da escola de desenho de Dijon, passando por Bricon em 1779, notou-o assim e o levou para a capital da Borgonha, onde foi aluno de François Devosge até 1783, ano de sua partida para Paris, onde foi aluno de Jean-Baptiste Patas e onde começou a gravar em 1786. Note-se que em 1799 foi instalado em 13, lugar Maubert e participou no Salão de Paris em 1804, 1808, 1812 e 1831. Aquafortista, no entanto fez uma especialidade de terminar com cinzel as gravuras de outros gravadores, nomeadamente através das suas contribuições para a Galeria Completa do Museu Napoleão, publicação periódica iniciada em 1802 pelo gravador Antoine-Michel Filhol e que, então aclamado pelo governo imperial como colocando a gravura francesa em um nível financeiro mais amplamente acessível, manterá historicamente os nomes de Museu Francês. Em 1821, tornou-se editor, unindo forças com seu genro, o gravador de letras Giraldon.

Bewertung, Vernichtung und Terminierung

A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.

Zuwächse

Ordnung und Klassifikation

O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.

Bedingungen des Zugriffs- und Benutzungsbereichs

Benutzungsbedingungen

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Reproduktionsbedingungen

Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.

In der Verzeichnungseinheit enthaltene Sprache

  • Französisch

Schrift in den Unterlagen

Anmerkungen zu Sprache und Schrift

Physische Beschaffenheit und technische Anforderungen

Impresso, preto e branco com destaques coloridos.

Findmittel

Bereich Sachverwandte Unterlagen

Existenz und Aufbewahrungsort von Originalen

Existenz und Aufbewahrungsort von Kopien

Verwandte Verzeichnungseinheiten

Verwandte Beschreibungen

Bereich "Anmerkungen"

Anmerkung

Documento em bom estado de conservação.

Alternative Identifikatoren/Signaturen

Zugriffspunkte

Zugriffspunkte (Thema)

Zugriffspunkte (Ort)

Zugriffspunkte (Name)

Zugriffspunkte (Genre)

Bereich "Beschreibungskontrolle"

Identifikator "Beschreibung"

Archivcode

Benutzte Regeln und/oder Konventionen

Status

Erschließungstiefe

Daten der Bestandsbildung, Überprüfung, Löschung/Kassierung

Julho - novembro de 2022.

Sprache(n)

Schrift(en)

Quellen

BRYAN, Michael. "Bovinet, Edme". In Graves, Robert Edmund (ed.). Bryan's Dictionary of Painters and Engravers (A–K). Vol. I (3rd ed.). London: George Bell & Sons, 1988.

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

PIAZZA, W. F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994.

Anmerkung des Archivars/der Archivarin

Equipe da prestadora Cassis GED e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Paulo Marcelo Ferreira de Moraes Júnior (Arquivista), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).

Digitales Objekt (Original) Bereich "Rechtsfragen"

Digitales Objekt (Verweis) Bereich "Rechtsfragen"

Digitales Objekt (Miniaturbild) Bereich "Rechtsfragen"

Bereich Zugang

Verwandte Themen

Verwandte Personen und Organisationen

Verwandte Genres

Verwandte Orte