Item Ico_INV479 - José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) produzida por Sébastien Auguste Sisson (1824 – 1898). [Gravura]

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BR DFMRE RIO-MHI-SNEIB-PS-Ico_INV479

Title

José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) produzida por Sébastien Auguste Sisson (1824 – 1898). [Gravura]

Date(s)

  • Não consta (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

10 cm x 6,1 cm

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Name of creator

Archival history

As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.

O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.

Immediate source of acquisition or transfer

Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.

Content and structure area

Scope and content

Sébastien Auguste Sisson (1824 - 1898), também conhecido como S.A. Sisson e Sebastião Sissão, foi um artista francês do século XIX, que chegou ao Brasil em 1852. Trabalhou como litógrafo e caricaturista no Rio de Janeiro, onde estabeleceu seu atelier. Teve várias de suas obras expostas na Exposição de História do Brasil de 1881. Uma delas foi o Álbum do Rio de Janeiro Moderno, que continha doze cromolitografias de cenários do Rio de Janeiro. Também estava exposta a Galeria dos Brasileiros Ilustres, obra de dois volumes (1859 e 1861), redigida em fascículos a partir de 1857, que apresenta 90 retratos de personalidades históricas do Brasil, acompanhados por suas respectivas biografias e assinaturas. Enquanto trabalhava no “O Brasil Ilustrado”, publicou charges que abordam temas como reparos a obras e atos administrativos, bem como queixas contra o custo de vida, o lixo nas praias, a burocracia pública, a vida doméstica e as tramas políticas.

Appraisal, destruction and scheduling

A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.

Accruals

System of arrangement

O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Conditions governing reproduction

Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Litogravura em preto e branco.

Finding aids

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Note

Consta na parte superior da imagem o ano de nascimento e morte de José Bonifácio. O nome do produtor está identificado na lateral esquerda da parte inferior da gravura.

Note

Artista de origem francesa, Sébastien Auguste Sisson foi litógrafo, retratista, biógrafo, paisagista, caricaturista e pioneiro da história em quadrinhos no Brasil.

Sébastien (também conhecido por Sebastião) Sisson nasceu na Alsácia-Lorena em 1824, "adquiriu experiência em Paris, especializando-se em retratos", e emigrou para o Rio de Janeiro em 1852, onde fixou ateliê e veio a falecer em 1898. Colaborou com revistas de destaque da época - "O Brasil Ilustrado" e "L'Iride Italiana" [1]. O seu estabelecimento de litografia no Rio recebeu "importante distinção de caráter oficial", a licença do Imperador Dom Pedro II para exibir as armas imperiais à frente do prédio. Naturalizou-se brasileiro e, em 1882, recebeu do governo a comenda de cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa [2].

Como retratista e biógrafo, Sisson legou uma obra de especial relevo, a Galeria dos brasileiros ilustres, que foi "redigida em fascículos a partir de 1857" [3] e publicada em dois volumes em 1861. Organizada e editada pelo artista, a Galeria, conforme assinalam as capas dos dois volumes, contém "Retratos dos homens mais ilustres do Brasil, na política, ciência e letras, desde a Guerra da Independência até os nosso dias, copiados do natural e litografados por S. A. Sisson" [4]. Trata-se de "90 retratos litografados pelo organizador, além 89 biografadas" [5]. A autoria de algumas biografias teria sido identificada por bibliófilo português [6]. Determinadas biografias suscitaram polêmica [7].

Na elaboração de certos retratos, Sisson pautou-se em trabalhos de terceiros, como é o caso do retrato intitulado "A Augusta Família Imperial do Brasil", datado de 1860, que gravou e editou com base em fotografia de Victor Frond (francês também então estabelecido no Rio, nascido em 1821 e falecido em 1881) [8].

Como paisagista, Sébastien Sisson legou, igualmente, uma obra de particular importância, o Álbum do Rio de Janeiro Moderno, possivelmente do mesmo ano de 1860, com doze cromolitografias de sua autoria, em forma oval [9]. A designação de "retratos arquitetônicos" já foi empregada por um estudioso para qualificar as paisagens a que dá ênfase Sisson, "principalmente da cidade do Rio de Janeiro" e "regiões ao entorno da então capital do Império" [10].

Como caricaturista, sobressai sua atividade de ilustração com gravuras de revistas fluminenses na década de 1850, mais precisamente as mencionadas O Brasil Ilustrado e L'iride italiana: "colaborou intensamente" com essas revistas, "litografando cenas satíricas a propósito da moda, tipos e costumes". A L'iride italiana, que "tratava mais de assuntos artísticos, teatrais e musicais", passou, ao trocar de dono em fins de 1855, "a conter ilustrações e caricaturas", e Sisson foi seu "caricaturista exclusivo" [11].

Quanto a seu pioneirismo em história em quadrinhos, Sisson é apontado, em mais de uma fonte, como "o criador da primeira história em quadrinhos do Brasil, chamada 'O namoro, quadros ao vivo, por S... o Cio', publicada na revista O Brasil Ilustrado (1855) para satirizar os costumes sociais de meados do séculos XIX" [12].

Exemplo da atividade de retratista de Sébastien Auguste Sisson constitui a litogravura de José Bonifácuio de Andrada e Silva, o "Patriarca da Independência", que se encontra na Mapoteca do Itamaraty (Rio de Janeiro). A imagem de José Bonifácio é uma das incluídas no primeiro volume da Galeria dos brasileiros ilustres.

SÉBASTIEN AUGUSTE SISSON. Família Sisson, 2008. Disponível em: https://familiasisson.wordpress.com/biografias/a-historia/. Acesso em: 29 mar. 2023.

Jesus, Paulo Roberto de. Sociedade, imagem e biografia na litografia de Sebastião Sisson. XIII Encontro de História Anpuh (Associação Nacional de História), Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1213112323_ARQUIVO_Sociedade,imagemebiografianalitografiadeSebastiaoSisson.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.

SISSON, Sébatien Auguste. Sebastien Auguste Sisson. [entre 1857 a 1861]. 1 gravura. Disponível em: https://atom-mhn.museus.gov.br/index.php/sebastien-auguste-sisson-2. Acesso em: 29 mar. 2023.

A edição original do primeiro volume encontra-se disponível na BBM/Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. SISSON, Sébastien Auguste. Galeria dos Brasileiros Illustres : (os contemporaneos) (v.1). 1861. 1 gravura. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/7726. Acesso em: 29 mar. 2023.

SISSON, Sébastien Auguste. Galeria dos Brasileiros Illustres (os contemporaneos) (volume I). Rio de Janeiro, 1861. Disponível em: http://dami.museuimperial.museus.gov.br/handle/acervo/9725. Acesso em: 29 mar. 2023.

MENEZES, Paulo Roberto de Jesus. Quem não é visto não é lembrado: produção e difusão do conhecimento histórico nas galerias ilustradas no Brasil do século XIX. 2016. Tese (Doutorado em História Política) - Instituo de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

SISSON, Sébastien Auguste. A Augusta Família Imperial do Brazil. 1860. 1 gravura. Disponível em: https://www.brasilianaiconografica.art.br/autores/18375/Victor%20Frond. Acesso em: 29 mar. 2023.

SISSON, Sébastien Auguste. Álbum do Rio de Janeiro Moderno. Rio de Janeiro: S. A. Sisson, [1860?]. Disponível em: http://issuu.com/institutosebastiensisson/docs/sebastien_sisson-album_do_rio_de_ja. Acesso em: 29 mar. 2023.

SILVA, Frederico Fernando Souza. Coleção de gravuras Arthur Azevedo: memória e patrimônio cultural. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.

PEREIRA, R. R. Entre tipografias, impressos e caricaturas: imprensa ilustrada na monarquia de D. Pedro II. Faces da História, v. 1, n. 1, p. 24 - 50, 12 ago. 2017.

SÉBASTIEN AUGUSTE SISSON. Família Sisson, 2008. Disponível em: https://familiasisson.wordpress.com/biografias/a-historia/. Acesso em: 29 mar. 2023.

[1] Fonte: "A história da família Sisson no Brasil", acessível em: https://familiasisson.wordpress.com/biografias/a-historia/.

[2] In Menezes, Paulo Roberto de Jesus. "Sociedade, imagem e biografia da litografia de Sebastião Sisson". XIII Encontro de História Anpuh (Associação Nacional de História)-Rio, Identidades, Anais Eletrônicos, agosto de 2008. Disponível em: http://encontro2008.rj.anpuh.org/site/anaiscomplementares.

[3] Informação do Museu Histórico Nacional, disponível em: https://atom-mhn.museus.gov.br/index.php/sebastien-auguste-sisson-2.

[4] A edição original do primeiro volume encontra-se disponível na BBM/Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindln, no endereço https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/7726, e a do segundo volume é tornada acessível pelo Instituto Sebastian Sisson no endereço https://issuu.com/institutosebastiansisson/docs/sebastien_sisson-galeria_dos_brasil. A Federal em 1999, em dois volumes, passíveis de acesso em https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/1027.

[5] In <dami.museuimperial.museus.gov.br/handle/acervo/9725>.

[6] Inhttps://digital.bbm.usp.br/handle/7726 (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin).

[7] Por exemplo, a polêmica em torno da biografia de Theófilo Benedito Ottoni, relatada por Paulo Roberto de Jesus Menezes em sua tese de doutorado Quem não é visto não é lembrado: produção e difusão do conhecimento histórico nas galerias ilustradas no Brasil do século XIX (1800-1860), Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016, pp.52-54.

[8] O retrato da Familia Imperial de autoria de Sisson está reproduzido em https://www.brasilianacartografica.art.br/autores/18375/Victor%20Frond.

[9] Informações úteis sobre o Álbum podem ser obtidas em https://issuu.com/institutosisson/docs/sebastien_sisson-albumdo_rio_de_ja e http://literaturaeriodejaneiro.blogspot.com/2021/02/album-do-rio-de-janeiro-moderno-de.html, com reprodução, neste último endereço, da maior parte das paisagens integrantes da obra.

[10] Silva, Frederico Fernando Souza. Coleção de gravuras Arthur Azevedo: memória e patrimônio cultural (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011, p. 62.

[11] Pereira, Renan Rivabe. "Entre tipografias, impressos e caricaturas: imprensa ilustrada na monarquia de D. Pedro II" In "Faces da História". Assis-SP, v. 1, nº , jan-jun, 2014, pp, 31-32.

[12] In <https://familiasisson.wordpress.com/biografias/a-%20historia/ >. Com fundamento na mesma publicação de Sisson em O Brasil Ilustrado ("O namoro, quadros ao vivo"), outra fonte assinala ter sido o artista "precursor das histórias em quadrinhos no Brasil"(http://literaturariodejaneiro.blogspot.com/2021/02/album-do-rio-de-janeiro-moderno-de.html).

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Julho - novembro de 2022.

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Sources

CALDEIRA, Jorge. José Bonifácio de Andrada e Silva. São Paulo: Editora 34, 2002. 272 p.

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

PARRON, Tâmis. A "Galeria dos brasileiros ilustres": Sisson e a elite imperial. São Paulo: Biblioteca Brasiliana e Guita José Mindim – USP, 2011.

Archivist's note

Equipe da prestadora Cassis Ged e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Marina Caldas da Rocha Ferreira (Tradutora), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).

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