Item documental Ico_INV479 - José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) produzida por Sébastien Auguste Sisson (1824 – 1898). [Gravura]

Open original 数字对象

特征标识版块

参考代码

BR DFMRE RIO-MHI-SNEIB-PS-Ico_INV479

标题

José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) produzida por Sébastien Auguste Sisson (1824 – 1898). [Gravura]

日期

  • Não consta (创建)

描述层级

Item documental

尺寸和媒介

10 cm x 6,1 cm

背景版块

创建者名称

文献历史

As origens da Mapoteca do Itamaraty se encontram no governo do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), tendo Lauro Müller (1863-1926), como chanceler. Por meio do Decreto nº 10.662 de 31/12/1913, que reorganiza a gestão do Itamaraty, criando uma unidade específica para gestão de documentos cartográficos.

O acervo da mapoteca tem suas origens com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. Na Regência, com a atuação de diplomatas como Duarte da Ponte Ribeiro (1795-1878) e José Maria do Amaral (1812-1885) novos itens foram inseridos na coleção. Durante o II Reinado e República Velha houve acréscimos originados das representações brasileiras em várias partes do mundo.

入藏或转移的直接来源

Os acervos relativos as legações do Império do Brasil foram custodiados pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros (1822-1889), e com a Proclamação da República em 1889 tornaram-se parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores onde se encontra atualmente.

内容和结构版块

范围和内容

Sébastien Auguste Sisson (1824 - 1898), também conhecido como S.A. Sisson e Sebastião Sissão, foi um artista francês do século XIX, que chegou ao Brasil em 1852. Trabalhou como litógrafo e caricaturista no Rio de Janeiro, onde estabeleceu seu atelier. Teve várias de suas obras expostas na Exposição de História do Brasil de 1881. Uma delas foi o Álbum do Rio de Janeiro Moderno, que continha doze cromolitografias de cenários do Rio de Janeiro. Também estava exposta a Galeria dos Brasileiros Ilustres, obra de dois volumes (1859 e 1861), redigida em fascículos a partir de 1857, que apresenta 90 retratos de personalidades históricas do Brasil, acompanhados por suas respectivas biografias e assinaturas. Enquanto trabalhava no “O Brasil Ilustrado”, publicou charges que abordam temas como reparos a obras e atos administrativos, bem como queixas contra o custo de vida, o lixo nas praias, a burocracia pública, a vida doméstica e as tramas políticas.

评价, 销毁, 编制

A documentação da Mapoteca Histórica do Itamaraty no Rio de Janeiro nunca foi objeto de Avaliação e Eliminação. Documentação de caráter permanente.

增加

整理系统

O acervo da Mapoteca Histórica está divido em (3) três fundos documentais: Secretaria de Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal (1736 – 1822); Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1822-1889); e Ministério das Relações Exteriores (1889 – 1990). Tais fundos estão subdivididos em séries, como: Eventos e Personalidades e o Grupo Múndi, incluindo documentação cartográfica, correspondente à Mapas, Atlas, Cartas, Cartas náuticas, Planos, Plantas e etc, e documentação iconográfica, referente à Fotografias, Gravuras, Álbuns e etc.

检索和使用条件版块

管理检索的条件

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

管理复制的条件

Os documentos cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por via fotográfica, com uso de máquina fotográfica, telefone celular ou tablet, sem uso de iluminação extra. Para coleta de imagens com maior resolução e com a necessidade de iluminação especial se faz necessário a assinatura de instrumentos próprio.

资料的语言

  • 葡萄牙文

资料文字

语言和文字说明

物理特征和技术要求

Litogravura em preto e branco.

索引指南

相关资料版块

原件及其位置

副本及其位置

相关描述单元

相关描述

说明版块

说明

Consta na parte superior da imagem o ano de nascimento e morte de José Bonifácio. O nome do produtor está identificado na lateral esquerda da parte inferior da gravura.

说明

Artista de origem francesa, Sébastien Auguste Sisson foi litógrafo, retratista, biógrafo, paisagista, caricaturista e pioneiro da história em quadrinhos no Brasil.

Sébastien (também conhecido por Sebastião) Sisson nasceu na Alsácia-Lorena em 1824, "adquiriu experiência em Paris, especializando-se em retratos", e emigrou para o Rio de Janeiro em 1852, onde fixou ateliê e veio a falecer em 1898. Colaborou com revistas de destaque da época - "O Brasil Ilustrado" e "L'Iride Italiana" [1]. O seu estabelecimento de litografia no Rio recebeu "importante distinção de caráter oficial", a licença do Imperador Dom Pedro II para exibir as armas imperiais à frente do prédio. Naturalizou-se brasileiro e, em 1882, recebeu do governo a comenda de cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa [2].

Como retratista e biógrafo, Sisson legou uma obra de especial relevo, a Galeria dos brasileiros ilustres, que foi "redigida em fascículos a partir de 1857" [3] e publicada em dois volumes em 1861. Organizada e editada pelo artista, a Galeria, conforme assinalam as capas dos dois volumes, contém "Retratos dos homens mais ilustres do Brasil, na política, ciência e letras, desde a Guerra da Independência até os nosso dias, copiados do natural e litografados por S. A. Sisson" [4]. Trata-se de "90 retratos litografados pelo organizador, além 89 biografadas" [5]. A autoria de algumas biografias teria sido identificada por bibliófilo português [6]. Determinadas biografias suscitaram polêmica [7].

Na elaboração de certos retratos, Sisson pautou-se em trabalhos de terceiros, como é o caso do retrato intitulado "A Augusta Família Imperial do Brasil", datado de 1860, que gravou e editou com base em fotografia de Victor Frond (francês também então estabelecido no Rio, nascido em 1821 e falecido em 1881) [8].

Como paisagista, Sébastien Sisson legou, igualmente, uma obra de particular importância, o Álbum do Rio de Janeiro Moderno, possivelmente do mesmo ano de 1860, com doze cromolitografias de sua autoria, em forma oval [9]. A designação de "retratos arquitetônicos" já foi empregada por um estudioso para qualificar as paisagens a que dá ênfase Sisson, "principalmente da cidade do Rio de Janeiro" e "regiões ao entorno da então capital do Império" [10].

Como caricaturista, sobressai sua atividade de ilustração com gravuras de revistas fluminenses na década de 1850, mais precisamente as mencionadas O Brasil Ilustrado e L'iride italiana: "colaborou intensamente" com essas revistas, "litografando cenas satíricas a propósito da moda, tipos e costumes". A L'iride italiana, que "tratava mais de assuntos artísticos, teatrais e musicais", passou, ao trocar de dono em fins de 1855, "a conter ilustrações e caricaturas", e Sisson foi seu "caricaturista exclusivo" [11].

Quanto a seu pioneirismo em história em quadrinhos, Sisson é apontado, em mais de uma fonte, como "o criador da primeira história em quadrinhos do Brasil, chamada 'O namoro, quadros ao vivo, por S... o Cio', publicada na revista O Brasil Ilustrado (1855) para satirizar os costumes sociais de meados do séculos XIX" [12].

Exemplo da atividade de retratista de Sébastien Auguste Sisson constitui a litogravura de José Bonifácuio de Andrada e Silva, o "Patriarca da Independência", que se encontra na Mapoteca do Itamaraty (Rio de Janeiro). A imagem de José Bonifácio é uma das incluídas no primeiro volume da Galeria dos brasileiros ilustres.

SÉBASTIEN AUGUSTE SISSON. Família Sisson, 2008. Disponível em: https://familiasisson.wordpress.com/biografias/a-historia/. Acesso em: 29 mar. 2023.

Jesus, Paulo Roberto de. Sociedade, imagem e biografia na litografia de Sebastião Sisson. XIII Encontro de História Anpuh (Associação Nacional de História), Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1213112323_ARQUIVO_Sociedade,imagemebiografianalitografiadeSebastiaoSisson.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.

SISSON, Sébatien Auguste. Sebastien Auguste Sisson. [entre 1857 a 1861]. 1 gravura. Disponível em: https://atom-mhn.museus.gov.br/index.php/sebastien-auguste-sisson-2. Acesso em: 29 mar. 2023.

A edição original do primeiro volume encontra-se disponível na BBM/Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. SISSON, Sébastien Auguste. Galeria dos Brasileiros Illustres : (os contemporaneos) (v.1). 1861. 1 gravura. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/7726. Acesso em: 29 mar. 2023.

SISSON, Sébastien Auguste. Galeria dos Brasileiros Illustres (os contemporaneos) (volume I). Rio de Janeiro, 1861. Disponível em: http://dami.museuimperial.museus.gov.br/handle/acervo/9725. Acesso em: 29 mar. 2023.

MENEZES, Paulo Roberto de Jesus. Quem não é visto não é lembrado: produção e difusão do conhecimento histórico nas galerias ilustradas no Brasil do século XIX. 2016. Tese (Doutorado em História Política) - Instituo de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

SISSON, Sébastien Auguste. A Augusta Família Imperial do Brazil. 1860. 1 gravura. Disponível em: https://www.brasilianaiconografica.art.br/autores/18375/Victor%20Frond. Acesso em: 29 mar. 2023.

SISSON, Sébastien Auguste. Álbum do Rio de Janeiro Moderno. Rio de Janeiro: S. A. Sisson, [1860?]. Disponível em: http://issuu.com/institutosebastiensisson/docs/sebastien_sisson-album_do_rio_de_ja. Acesso em: 29 mar. 2023.

SILVA, Frederico Fernando Souza. Coleção de gravuras Arthur Azevedo: memória e patrimônio cultural. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.

PEREIRA, R. R. Entre tipografias, impressos e caricaturas: imprensa ilustrada na monarquia de D. Pedro II. Faces da História, v. 1, n. 1, p. 24 - 50, 12 ago. 2017.

SÉBASTIEN AUGUSTE SISSON. Família Sisson, 2008. Disponível em: https://familiasisson.wordpress.com/biografias/a-historia/. Acesso em: 29 mar. 2023.

[1] Fonte: "A história da família Sisson no Brasil", acessível em: https://familiasisson.wordpress.com/biografias/a-historia/.

[2] In Menezes, Paulo Roberto de Jesus. "Sociedade, imagem e biografia da litografia de Sebastião Sisson". XIII Encontro de História Anpuh (Associação Nacional de História)-Rio, Identidades, Anais Eletrônicos, agosto de 2008. Disponível em: http://encontro2008.rj.anpuh.org/site/anaiscomplementares.

[3] Informação do Museu Histórico Nacional, disponível em: https://atom-mhn.museus.gov.br/index.php/sebastien-auguste-sisson-2.

[4] A edição original do primeiro volume encontra-se disponível na BBM/Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindln, no endereço https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/7726, e a do segundo volume é tornada acessível pelo Instituto Sebastian Sisson no endereço https://issuu.com/institutosebastiansisson/docs/sebastien_sisson-galeria_dos_brasil. A Federal em 1999, em dois volumes, passíveis de acesso em https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/1027.

[5] In <dami.museuimperial.museus.gov.br/handle/acervo/9725>.

[6] Inhttps://digital.bbm.usp.br/handle/7726 (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin).

[7] Por exemplo, a polêmica em torno da biografia de Theófilo Benedito Ottoni, relatada por Paulo Roberto de Jesus Menezes em sua tese de doutorado Quem não é visto não é lembrado: produção e difusão do conhecimento histórico nas galerias ilustradas no Brasil do século XIX (1800-1860), Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016, pp.52-54.

[8] O retrato da Familia Imperial de autoria de Sisson está reproduzido em https://www.brasilianacartografica.art.br/autores/18375/Victor%20Frond.

[9] Informações úteis sobre o Álbum podem ser obtidas em https://issuu.com/institutosisson/docs/sebastien_sisson-albumdo_rio_de_ja e http://literaturaeriodejaneiro.blogspot.com/2021/02/album-do-rio-de-janeiro-moderno-de.html, com reprodução, neste último endereço, da maior parte das paisagens integrantes da obra.

[10] Silva, Frederico Fernando Souza. Coleção de gravuras Arthur Azevedo: memória e patrimônio cultural (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011, p. 62.

[11] Pereira, Renan Rivabe. "Entre tipografias, impressos e caricaturas: imprensa ilustrada na monarquia de D. Pedro II" In "Faces da História". Assis-SP, v. 1, nº , jan-jun, 2014, pp, 31-32.

[12] In <https://familiasisson.wordpress.com/biografias/a-%20historia/ >. Com fundamento na mesma publicação de Sisson em O Brasil Ilustrado ("O namoro, quadros ao vivo"), outra fonte assinala ter sido o artista "precursor das histórias em quadrinhos no Brasil"(http://literaturariodejaneiro.blogspot.com/2021/02/album-do-rio-de-janeiro-moderno-de.html).

备选标识符

检索点

主题检索点

地点检索点

名称检索点

体裁检索点

著录控制版块

著录标识符

机构标识符

使用的规则和/或惯例

状态

细节层级

创建 修改 删除 日期

Julho - novembro de 2022.

语言

文字

来源

CALDEIRA, Jorge. José Bonifácio de Andrada e Silva. São Paulo: Editora 34, 2002. 272 p.

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização; Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

PARRON, Tâmis. A "Galeria dos brasileiros ilustres": Sisson e a elite imperial. São Paulo: Biblioteca Brasiliana e Guita José Mindim – USP, 2011.

档案管理员说明

Equipe da prestadora Cassis Ged e serviços diversos LTDA ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Catarine Villa Verde e Djalma P. Bernardes (Bibliotecários/Descritores), Jefferson Nascimento Albino (Historiador/descritor), Jéssica Almeida Alves (Fotógrafa), Marina Caldas da Rocha Ferreira (Tradutora), Rafael Martins de Moura (Arquivista), Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora).

数字对象 (原件) rights area

数字对象 (参考) rights area

数字对象 (缩略图) rights area

登记版块

相关主题

相关的人和组织

相关体裁

相关地点