Item documental Icon_B6-2-2_1835_39 - Litografia colorida de 1835, de autoria de Jean-Baptiste Debret, apresentando três imagens. A primeira imagem de cima para baixo retrata várias pessoas pretas diante de um edifício branco; no lado direito, há um barbeiro sangrador tratando de um homem sentado com sanguessugas; em segundo plano, há uma pessoa coberta em uma janela; no lado esquerdo, há uma pessoa coberta sentada no chão ao lado de um homem com duas sanguessugas na cabeça; no centro, há um homem deitado de bruços no chão, com sanguessugas nas costas; embaixo da imagem, há uma inscrição intitulada “Le chirurgien nègre”. A segunda imagem retrata, no lado esquerdo, duas pessoas carregando dois porcos para a loja de um comerciante de carne de porco; no lado direito, há um homem preto cortando a carne de um porco com uma faca; no centro, há um homem preto atrás de um balcão cortando um material; observamos também uma mulher e uma criança na frente do balcão. Embaixo da imagem, há uma inscrição intitulada “Boutique d’um marchand de viande de porc”.

Open original Digitales Objekt

Bereich "Identifikation"

Signatur

BR DFMRE RIO-BHI-GER-ILU-Deb-Icon_B6-2-2_1835_39

Titel

Litografia colorida de 1835, de autoria de Jean-Baptiste Debret, apresentando três imagens. A primeira imagem de cima para baixo retrata várias pessoas pretas diante de um edifício branco; no lado direito, há um barbeiro sangrador tratando de um homem sentado com sanguessugas; em segundo plano, há uma pessoa coberta em uma janela; no lado esquerdo, há uma pessoa coberta sentada no chão ao lado de um homem com duas sanguessugas na cabeça; no centro, há um homem deitado de bruços no chão, com sanguessugas nas costas; embaixo da imagem, há uma inscrição intitulada “Le chirurgien nègre”. A segunda imagem retrata, no lado esquerdo, duas pessoas carregando dois porcos para a loja de um comerciante de carne de porco; no lado direito, há um homem preto cortando a carne de um porco com uma faca; no centro, há um homem preto atrás de um balcão cortando um material; observamos também uma mulher e uma criança na frente do balcão. Embaixo da imagem, há uma inscrição intitulada “Boutique d’um marchand de viande de porc”.

Datum/Laufzeit

  • 1835 (Anlage)
  • Paris, França. (Anlage)

Erschließungsstufe

Item documental

Umfang und Medium

Iconográfico, impresso, colorido.
27 cm x 21,9 cm

Bereich "Kontext"

Name des Bestandsbildners

Biographische Angaben

Bestandsgeschichte

As origens da BHI remontam aos acervos transferidos pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Reino de Portugal (1736-1822) quando da mudança de sede do império português de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1808. Neste cenário, centenas de documentos, mapas e livros relativos à política externa do reino de Portugal e suas colônias espalhadas pelo mundo, foram trazidos entre 1808 e 1810. Antônio Peregrino Maciel Monteiro, Barão de Itamaracá (1804-1868), secretário dos estrangeiros no final do período Regencial, criou a Biblioteca da Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil em 1838. Após a transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, trasladou-se, em 1971, parte representativa do acervo do Rio de Janeiro para as novas instalações na Capital Federal. Em 1975, esse núcleo passou a constituir a atual Biblioteca Azeredo da Silveira, instalada no Ministério das Relações Exteriores.

Abgebende Stelle

Bereich "Inhalt und innere Ordnung"

Eingrenzung und Inhalt

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Bewertung, Vernichtung und Terminierung

Zuwächse

Ordnung und Klassifikation

Bedingungen des Zugriffs- und Benutzungsbereichs

Benutzungsbedingungen

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Reproduktionsbedingungen

In der Verzeichnungseinheit enthaltene Sprache

  • Französisch

Schrift in den Unterlagen

Anmerkungen zu Sprache und Schrift

Physische Beschaffenheit und technische Anforderungen

Findmittel

Bereich Sachverwandte Unterlagen

Existenz und Aufbewahrungsort von Originalen

Existenz und Aufbewahrungsort von Kopien

Verwandte Verzeichnungseinheiten

Verwandte Beschreibungen

Bereich "Anmerkungen"

Anmerkung

Documento em bom estado de conservação

Anmerkung

Contém o nome da litografia “Thierry Frères Succ. De Engelmann & Cia” na parte inferior direita da imagem.

Alternative Identifikatoren/Signaturen

Zugriffspunkte

Zugriffspunkte (Thema)

Zugriffspunkte (Ort)

Zugriffspunkte (Name)

Zugriffspunkte (Genre)

Bereich "Beschreibungskontrolle"

Identifikator "Beschreibung"

Archivcode

Benutzte Regeln und/oder Konventionen

Status

Erschließungstiefe

Daten der Bestandsbildung, Überprüfung, Löschung/Kassierung

Janeiro de 2024 a janeiro de 2025

Sprache(n)

Schrift(en)

Quellen

GUIA DAS ARTES. Jean Baptiste Debret. São Lourenço, MG: Guia das Artes, 2015. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/jean-baptiste-debret/resumo. Acesso em: 05 set. 2022.

Anmerkung des Archivars/der Archivarin

Equipe da prestadora de serviço Tempo Real Produções ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Jefferson do Nascimento Albino (Coordenador Geral). Zoray Maria Telles (Restauradora). Lúcia Helena Gomes Antônio (Auxiliar de Restauração). Kênia da Silva Vieira (Coordenadora de Descrição/Vice-coordenadora Geral). Camila Oliveira da Silva (Descritora). Verônica dos Santos Silva (Descritora). Yan Melo de Almeida (Descritor). Nayara de Sousa Leite (Descritora). Thiago Souza de Mendonça (Coordenador de Revisão). Maiara De Souza Domequis (Revisora). Renan Cesar Rodrigues Ambrosio (Fotógrafo/Digitalizador). Renata Costa Pinto (Editora). Luis Henrique Souza de Santos (Pesquisador/Historiador). Patrick Diego Sousa e Silva (Paleografia). Elem Suzane Brito de Assis (Tradução francês). Cristiane Patrocínio Franceschi (Tradução inglês). Fábio Eduardo Gomes (Estagiário em História).
Agradecimento especial ao Prof. João Daniel Almeida.

Digitales Objekt (Original) Bereich "Rechtsfragen"

Digitales Objekt (Verweis) Bereich "Rechtsfragen"

Digitales Objekt (Miniaturbild) Bereich "Rechtsfragen"

Bereich Zugang

Verwandte Themen

Verwandte Personen und Organisationen

Verwandte Genres

Verwandte Orte