Item Icon_B6-2-2_1835_39 - Litografia colorida de 1835, de autoria de Jean-Baptiste Debret, apresentando três imagens. A primeira imagem de cima para baixo retrata várias pessoas pretas diante de um edifício branco; no lado direito, há um barbeiro sangrador tratando de um homem sentado com sanguessugas; em segundo plano, há uma pessoa coberta em uma janela; no lado esquerdo, há uma pessoa coberta sentada no chão ao lado de um homem com duas sanguessugas na cabeça; no centro, há um homem deitado de bruços no chão, com sanguessugas nas costas; embaixo da imagem, há uma inscrição intitulada “Le chirurgien nègre”. A segunda imagem retrata, no lado esquerdo, duas pessoas carregando dois porcos para a loja de um comerciante de carne de porco; no lado direito, há um homem preto cortando a carne de um porco com uma faca; no centro, há um homem preto atrás de um balcão cortando um material; observamos também uma mulher e uma criança na frente do balcão. Embaixo da imagem, há uma inscrição intitulada “Boutique d’um marchand de viande de porc”.

Open original Digital object

Identity area

Reference code

BR DFMRE RIO-BHI-GER-ILU-Deb-Icon_B6-2-2_1835_39

Title

Litografia colorida de 1835, de autoria de Jean-Baptiste Debret, apresentando três imagens. A primeira imagem de cima para baixo retrata várias pessoas pretas diante de um edifício branco; no lado direito, há um barbeiro sangrador tratando de um homem sentado com sanguessugas; em segundo plano, há uma pessoa coberta em uma janela; no lado esquerdo, há uma pessoa coberta sentada no chão ao lado de um homem com duas sanguessugas na cabeça; no centro, há um homem deitado de bruços no chão, com sanguessugas nas costas; embaixo da imagem, há uma inscrição intitulada “Le chirurgien nègre”. A segunda imagem retrata, no lado esquerdo, duas pessoas carregando dois porcos para a loja de um comerciante de carne de porco; no lado direito, há um homem preto cortando a carne de um porco com uma faca; no centro, há um homem preto atrás de um balcão cortando um material; observamos também uma mulher e uma criança na frente do balcão. Embaixo da imagem, há uma inscrição intitulada “Boutique d’um marchand de viande de porc”.

Date(s)

  • 1835 (Creation)
  • Paris, França. (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

Iconográfico, impresso, colorido.
27 cm x 21,9 cm

Context area

Name of creator

Biographical history

Archival history

As origens da BHI remontam aos acervos transferidos pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Reino de Portugal (1736-1822) quando da mudança de sede do império português de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1808. Neste cenário, centenas de documentos, mapas e livros relativos à política externa do reino de Portugal e suas colônias espalhadas pelo mundo, foram trazidos entre 1808 e 1810. Antônio Peregrino Maciel Monteiro, Barão de Itamaracá (1804-1868), secretário dos estrangeiros no final do período Regencial, criou a Biblioteca da Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil em 1838. Após a transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, trasladou-se, em 1971, parte representativa do acervo do Rio de Janeiro para as novas instalações na Capital Federal. Em 1975, esse núcleo passou a constituir a atual Biblioteca Azeredo da Silveira, instalada no Ministério das Relações Exteriores.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Conditions governing reproduction

Language of material

  • French

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Documento em bom estado de conservação

Note

Contém o nome da litografia “Thierry Frères Succ. De Engelmann & Cia” na parte inferior direita da imagem.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Janeiro de 2024 a janeiro de 2025

Language(s)

Script(s)

Sources

GUIA DAS ARTES. Jean Baptiste Debret. São Lourenço, MG: Guia das Artes, 2015. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/jean-baptiste-debret/resumo. Acesso em: 05 set. 2022.

Archivist's note

Equipe da prestadora de serviço Tempo Real Produções ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Jefferson do Nascimento Albino (Coordenador Geral). Zoray Maria Telles (Restauradora). Lúcia Helena Gomes Antônio (Auxiliar de Restauração). Kênia da Silva Vieira (Coordenadora de Descrição/Vice-coordenadora Geral). Camila Oliveira da Silva (Descritora). Verônica dos Santos Silva (Descritora). Yan Melo de Almeida (Descritor). Nayara de Sousa Leite (Descritora). Thiago Souza de Mendonça (Coordenador de Revisão). Maiara De Souza Domequis (Revisora). Renan Cesar Rodrigues Ambrosio (Fotógrafo/Digitalizador). Renata Costa Pinto (Editora). Luis Henrique Souza de Santos (Pesquisador/Historiador). Patrick Diego Sousa e Silva (Paleografia). Elem Suzane Brito de Assis (Tradução francês). Cristiane Patrocínio Franceschi (Tradução inglês). Fábio Eduardo Gomes (Estagiário em História).
Agradecimento especial ao Prof. João Daniel Almeida.

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places