Item documental Icon_B6-2-V3_1839_36 - Litografia colorida, datada de 1839 e criada por Jean-Baptiste Debret, retratando a decoração do teatro em comemoração a aclamação de D. João VI e do casamento de D. Pedro I e a Princesa Leopoldina. Imagens etéreas exibem D. João VI em traje real, de pé sobre um baluarte apoiado por três figuras. Abaixo, dois anjos ajoelhados seguram retratos do príncipe e da princesa e entrelaçam as letras iniciais dos mesmos. Ao redor deuses observam, das nuvens. Na parte inferior, ao centro, um cupido está no mar sobre dois cisnes brancos e o que parece ser outro cupido, está sobre uma criatura marinha, ao fundo. Na parte inferior direita Netuno está sentado em uma carruagem puxada por dois cavalos e segura uma bandeira. No lado inferior esquerdo Vênus, em sua concha marinha, segura dois escudos unidos. Abaixo da imagem está a inscrição: “Décoration du ballet historique donné au théâtre de la cour, à Rio de Janeiro, le 13 mai 1818, à l'occasion de l'acclamation du Roi D. Jean VI et du mariage du Prince Royal D. Pedro, son

Open original Objeto digital

Área de identidad

Código de referencia

BR DFMRE RIO-BHI-GER-ILU-Deb-Icon_B6-2-V3_1839_36

Título

Litografia colorida, datada de 1839 e criada por Jean-Baptiste Debret, retratando a decoração do teatro em comemoração a aclamação de D. João VI e do casamento de D. Pedro I e a Princesa Leopoldina. Imagens etéreas exibem D. João VI em traje real, de pé sobre um baluarte apoiado por três figuras. Abaixo, dois anjos ajoelhados seguram retratos do príncipe e da princesa e entrelaçam as letras iniciais dos mesmos. Ao redor deuses observam, das nuvens. Na parte inferior, ao centro, um cupido está no mar sobre dois cisnes brancos e o que parece ser outro cupido, está sobre uma criatura marinha, ao fundo. Na parte inferior direita Netuno está sentado em uma carruagem puxada por dois cavalos e segura uma bandeira. No lado inferior esquerdo Vênus, em sua concha marinha, segura dois escudos unidos. Abaixo da imagem está a inscrição: “Décoration du ballet historique donné au théâtre de la cour, à Rio de Janeiro, le 13 mai 1818, à l'occasion de l'acclamation du Roi D. Jean VI et du mariage du Prince Royal D. Pedro, son

Fecha(s)

  • 1839 (Creación)
  • Paris, França. (Creación)

Nivel de descripción

Item documental

Volumen y soporte

Iconográfico, impresso, colorido.
51 cm x 31 cm

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Institución archivística

Historia archivística

As origens da BHI remontam aos acervos transferidos pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Reino de Portugal (1736-1822) quando da mudança de sede do império português de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1808. Neste cenário, centenas de documentos, mapas e livros relativos à política externa do reino de Portugal e suas colônias espalhadas pelo mundo, foram trazidos entre 1808 e 1810. Antônio Peregrino Maciel Monteiro, Barão de Itamaracá (1804-1868), secretário dos estrangeiros no final do período Regencial, criou a Biblioteca da Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil em 1838. Após a transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, trasladou-se, em 1971, parte representativa do acervo do Rio de Janeiro para as novas instalações na Capital Federal. Em 1975, esse núcleo passou a constituir a atual Biblioteca Azeredo da Silveira, instalada no Ministério das Relações Exteriores.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Condiciones

Idioma del material

  • francés

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Instrumento de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Documento em bom estado de conservação.

Notas

Contém o nome da litografia “Thierry frères” na parte inferior direita.

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Janeiro de 2024 a janeiro de 2025

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização. Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

GUIA DAS ARTES. Jean Baptiste Debret. São Lourenço, MG: Guia das Artes, 2015. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/jean-baptiste-debret/resumo. Acesso em: 05 set. 2022.

Nota del archivista

Equipe da prestadora de serviço Tempo Real Produções ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Jefferson do Nascimento Albino (Coordenador Geral). Zoray Maria Telles (Restauradora). Lúcia Helena Gomes Antônio (Auxiliar de Restauração). Kênia da Silva Vieira (Coordenadora de Descrição/Vice-coordenadora Geral). Camila Oliveira da Silva (Descritora). Verônica dos Santos Silva (Descritora). Yan Melo de Almeida (Descritor). Nayara de Sousa Leite (Descritora). Thiago Souza de Mendonça (Coordenador de Revisão). Maiara De Souza Domequis (Revisora). Renan Cesar Rodrigues Ambrosio (Fotógrafo/Digitalizador). Renata Costa Pinto (Editora). Luis Henrique Souza de Santos (Pesquisador/Historiador). Patrick Diego Sousa e Silva (Paleografia). Elem Suzane Brito de Assis (Tradução francês). Cristiane Patrocínio Franceschi (Tradução inglês). Fábio Eduardo Gomes (Estagiário em História).
Agradecimento especial ao Prof. João Daniel Almeida.

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

Objeto digital (Referencia), área de permisos

Objeto digital (Miniatura), área de permisos

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados