Item documental Icon_B6-2-V3_1839_36 - Litografia colorida, datada de 1839 e criada por Jean-Baptiste Debret, retratando a decoração do teatro em comemoração a aclamação de D. João VI e do casamento de D. Pedro I e a Princesa Leopoldina. Imagens etéreas exibem D. João VI em traje real, de pé sobre um baluarte apoiado por três figuras. Abaixo, dois anjos ajoelhados seguram retratos do príncipe e da princesa e entrelaçam as letras iniciais dos mesmos. Ao redor deuses observam, das nuvens. Na parte inferior, ao centro, um cupido está no mar sobre dois cisnes brancos e o que parece ser outro cupido, está sobre uma criatura marinha, ao fundo. Na parte inferior direita Netuno está sentado em uma carruagem puxada por dois cavalos e segura uma bandeira. No lado inferior esquerdo Vênus, em sua concha marinha, segura dois escudos unidos. Abaixo da imagem está a inscrição: “Décoration du ballet historique donné au théâtre de la cour, à Rio de Janeiro, le 13 mai 1818, à l'occasion de l'acclamation du Roi D. Jean VI et du mariage du Prince Royal D. Pedro, son

Open original Document numérique

Zone d'identification

Cote

BR DFMRE RIO-BHI-GER-ILU-Deb-Icon_B6-2-V3_1839_36

Titre

Litografia colorida, datada de 1839 e criada por Jean-Baptiste Debret, retratando a decoração do teatro em comemoração a aclamação de D. João VI e do casamento de D. Pedro I e a Princesa Leopoldina. Imagens etéreas exibem D. João VI em traje real, de pé sobre um baluarte apoiado por três figuras. Abaixo, dois anjos ajoelhados seguram retratos do príncipe e da princesa e entrelaçam as letras iniciais dos mesmos. Ao redor deuses observam, das nuvens. Na parte inferior, ao centro, um cupido está no mar sobre dois cisnes brancos e o que parece ser outro cupido, está sobre uma criatura marinha, ao fundo. Na parte inferior direita Netuno está sentado em uma carruagem puxada por dois cavalos e segura uma bandeira. No lado inferior esquerdo Vênus, em sua concha marinha, segura dois escudos unidos. Abaixo da imagem está a inscrição: “Décoration du ballet historique donné au théâtre de la cour, à Rio de Janeiro, le 13 mai 1818, à l'occasion de l'acclamation du Roi D. Jean VI et du mariage du Prince Royal D. Pedro, son

Date(s)

  • 1839 (Création/Production)
  • Paris, França. (Création/Production)

Niveau de description

Item documental

Étendue matérielle et support

Iconográfico, impresso, colorido.
51 cm x 31 cm

Zone du contexte

Nom du producteur

Notice biographique

Histoire archivistique

As origens da BHI remontam aos acervos transferidos pela Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Reino de Portugal (1736-1822) quando da mudança de sede do império português de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1808. Neste cenário, centenas de documentos, mapas e livros relativos à política externa do reino de Portugal e suas colônias espalhadas pelo mundo, foram trazidos entre 1808 e 1810. Antônio Peregrino Maciel Monteiro, Barão de Itamaracá (1804-1868), secretário dos estrangeiros no final do período Regencial, criou a Biblioteca da Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil em 1838. Após a transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, trasladou-se, em 1971, parte representativa do acervo do Rio de Janeiro para as novas instalações na Capital Federal. Em 1975, esse núcleo passou a constituir a atual Biblioteca Azeredo da Silveira, instalada no Ministério das Relações Exteriores.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Sem restrições de acesso.
(Necessidade de agendamento prévio)

Conditions de reproduction

Langue des documents

  • français

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Note

Documento em bom estado de conservação.

Note

Contém o nome da litografia “Thierry frères” na parte inferior direita.

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Janeiro de 2024 a janeiro de 2025

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização. Brasília: FUNAG, 2013.

GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013.

GUIA DAS ARTES. Jean Baptiste Debret. São Lourenço, MG: Guia das Artes, 2015. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/jean-baptiste-debret/resumo. Acesso em: 05 set. 2022.

Note de l'archiviste

Equipe da prestadora de serviço Tempo Real Produções ao Arquivo Histórico do Itamaraty: Jefferson do Nascimento Albino (Coordenador Geral). Zoray Maria Telles (Restauradora). Lúcia Helena Gomes Antônio (Auxiliar de Restauração). Kênia da Silva Vieira (Coordenadora de Descrição/Vice-coordenadora Geral). Camila Oliveira da Silva (Descritora). Verônica dos Santos Silva (Descritora). Yan Melo de Almeida (Descritor). Nayara de Sousa Leite (Descritora). Thiago Souza de Mendonça (Coordenador de Revisão). Maiara De Souza Domequis (Revisora). Renan Cesar Rodrigues Ambrosio (Fotógrafo/Digitalizador). Renata Costa Pinto (Editora). Luis Henrique Souza de Santos (Pesquisador/Historiador). Patrick Diego Sousa e Silva (Paleografia). Elem Suzane Brito de Assis (Tradução francês). Cristiane Patrocínio Franceschi (Tradução inglês). Fábio Eduardo Gomes (Estagiário em História).
Agradecimento especial ao Prof. João Daniel Almeida.

Document numérique (Matrice) zone des droits

Document numérique (Référence) zone des droits

Document numérique (Vignette) zone des droits

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés