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Artigo do Correio Braziliense do dia 9 de janeiro de 1822 escrito por José Clemente Pereira (1787-1854) relatando o Dia do Fico. Expõe o anúncio do Príncipe Regente Dom Pedro I de que tardaria a sua saída do Brasil para o bem da nação brasileira.

Correio Braziliense (1808-1822), o primeiro número desse jornal circulou em 1º de junho de 1808. Por conta da censura, era produzido, editado e vendido em Londres, na Inglaterra. Teve circulação regular mensal até dezembro de 1822, num total de 175 números, que eram compostos por de 96 a 150 páginas. O jornal era dirigido e editado por Hipólito José da Costa (1774-1823) que, na introdução do primeiro número, afirmou que desejava, através do jornal, traçar as melhorias das ciências, das artes e de tudo que pudesse ser útil à sociedade em geral. Para Costa, as restrições ao desenvolvimento científico e político perduravam em Portugal. No periódico, ele apontava os embargos causados pela censura e insurgia-se contra tais medidas. Por fazer oposição à Coroa, o jornal tinha circulação e leitura proibidas no Brasil e em Portugal, mas é sabido que as publicações chegavam e eram lidas no Brasil.

José Clemente Pereira (1787-1854), político português, emigrou para o Brasil em 1815 onde logo foi eleito como juiz de fora de Praia Grande (Niterói - RJ) e em 1820 se tornou juiz de fora da cidade do Rio de Janeiro. Durante sua vida desempenhou diversos cargos no cenário político brasileiro: deputado geral, deputado provincial, senador, Ministro do Império, Ministro da Guerra, membro do conselho de estado e Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Presenciou as articulações da Independência do Brasil, como por exemplo, a permanência de D. Pedro I no país e teve uma importante participação nos atos jurídicos posteriores à Independência do Brasil, como por exemplo, na elaboração da Constituição de 1824.

Correio Brasiliense (1808-1822)

Ilustração representando uma folia de rua em homenagem a D. Pedro I e ilustração das bandeiras e símbolos do Império brasileiro. Produzida por Jean - Baptiste Debret (1768-1848) em sua obra “Voyage Pittoresque ET Historique Au Brésil – Tomo III”, desenvolvida no Brasil entre 1816 e 1831. Impressa em Paris, França na Firmin Didot Frères – Imprimeurs de L’institut de France.

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), nasceu na França em 1768, sobrinho-neto de François Boucher (1703-1770), Debret também teve como mentor e mestre do neoclássico, Jacques-Louis David (1748-1825). O artista francês iniciou seus estudos artísticos na Louis-Legrand High School, em Paris, integrou a Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê. Em 1818, colaborou na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767-1826), no Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Debret faleceu em Paris, em 1848.

Jean - Baptiste Debret (1768-1848)

Carta cartográfica da Província do Paraná de 1886, organizada no Arquivo Militar pelo Tenente Coronel Antônio P. F. Mendes Antas, desenhada pelo Capitão Luiz Pedro Lecor, gravada por Álvaro E. Larée e impressa por Martins Maia.

Luiz Pedro Lecor (1804-1879), desenhista e pintor português, chegou ao Brasil em 1820 e trabalhou na oficina de Heaton & Rensburg em 1840. Realizou diversos trabalhos de cartografia como desenhista do Arquivo Militar.

Tenente Coronel Antônio P. F. Mendes Antas

Mapa da Província do Rio de Janeiro, produzido pela casa dos editores E & H. Leamert (1838 – 1909), datado de 1866. Contém as freguesias, rios e relevos da região. Possui partes coloridas.

E. & H. Laemmert (1838 – 1909), era uma das casas impressoras de maior destaque a se estabelecer no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XIX, foi a dos irmãos Edward e Heinrich Laemmert. Ambos nasceram no Ducado de Baden, Alemanha, e foram filhos de um pastor protestante. Eduardo, que trabalhara numa tipografia em Paris, foi o primeiro a migrar para o Rio de Janeiro, onde passou algum tempo à frente da filial de uma livraria francesa até abrir a sua própria, a Livraria Universal. Em 1837 regressou à Europa para comprar máquinas impressoras e, no ano seguinte, fundou, com o irmão Henrique, a firma E. & H. Laemmert, voltada para o comércio de livros e partituras musicais. Ainda em 1838, os irmãos inauguraram a Tipografia Universal e passaram a fazer suas próprias edições. Já no início da década de 1860, a tipografia contava com mais de cem empregados, uma oficina de encadernação e trabalhava com máquinas movidas a vapor. Por essa época a firma dos Laemmert havia publicado cerca de 400 títulos, incluindo periódicos e mapas cartográficos. Também foram responsáveis tanto por impressos de segurança, como o papel moeda para o estado de São Paulo, quanto por um catálogo de 1.440 autores brasileiros e quatrocentas traduções. Seu Almanak Laemmert foi sinônimo de informações sobre o comércio e a indústria nacional na segunda metade do século XIX.

Editores E & H. Leamert (1838-1909)

Planta do Porto do Rio de Janeiro, por Martinho de França Coutinho (1877 – 1948) e conferido por Augusto Jorge Moreira, datado em março de 1865. Consta no documento as principais praias, portos, fortes, aldeias e ilhas da região.

Martinho da França Pereira Coutinho (1877 – 1948), era engenheiro-agrônomo, tornando-se naturalista assistente em 1916, também ocupou, como assistente, as cadeiras de Botânica e Patologia Vegetal, em maio de 1921.

Martinho de França Coutinho (1877-1948)

Carta corográfica da Província do Rio de Janeiro, produzido a partir do decreto da Assembleia Provincial de 30 de outubro de 1857, e concluído em 1859. Contendo planta das cidades de Paraty, São Fidelis, Petrópolis, São Pedro Cantagallo, Valença, e mapa da província do Espírito Santo. Organizada pelos engenheiros Pedro d'Alcantara Bellegarde e Conrado de Niemeyer. Litografia Imperial de Eduard Rensburg.

Eduard Rensburg (s.d.), designer e litógrafo holandês, ensinou técnicas litográficas ao jovem Flausino da Gama, permitindo-o que utilizasse sua própria oficina tipográfica. Em 1875, a litografia se mostrava uma técnica muito utilizada não só pelos artistas plásticos locais, mas por muitos escritórios de tipografia, incluindo o estúdio que Rensburg fundou em 1840 com o litógrafo e pintor inglês George Mathias Heaton, que produziam livros, revistas e periódicos da cidade por volta desse período. O encontro de Rensburg com Flausino foi um sucesso, e logo o sonho de ver seu dicionário preparado e publicado tornou-se realidade. Flausino da Gama foi autor do primeiro dicionário ligado à comunidade surda brasileira, intitulado Iconografia de Sinais de Surdos-Mudos.

Conrado de Niemeyer

Carta corográfica da Província do Rio de Janeiro, produzido a partir do decreto da Assembleia Provincial de 30 de outubro de 1857, e concluído em 1859. Contendo mapas das vilas de Barra de São José, da Paraíba e Vassouras destacando cidades, vilas, aldeias, arraiais, freguesias, engenhos de açúcar, fazendas de café, depósitos de mantimento, fazendas de gado, acidentes geológicos, estradas de ferro e ruas. Organizada pelos engenheiros Pedro d'Alcantara Bellegarde e Conrado de Niemeyer, na Litografia Imperial de Eduard Rensburg.

Eduard Rensburg, designer e litógrafo holandês, ensinou técnicas litográficas ao jovem Flausino da Gama, permitindo-o que utilizasse sua própria oficina tipográfica. Em 1875, a litografia se mostrava uma técnica muito utilizada não só pelos artistas plásticos locais, mas por muitos escritórios de tipografia, incluindo o estúdio que Rensburg fundou em 1840 com o litógrafo e pintor inglês George Mathias Heaton, que produziam livros, revistas e periódicos da cidade por volta desse período. O encontro de Rensburg com Flausino foi um sucesso, e logo o sonho de ver seu dicionário preparado e publicado tornou-se realidade. Flausino da Gama foi autor do primeiro dicionário ligado à comunidade surda brasileira, intitulado Iconografia de Sinais de Surdos-Mudos.

Conrado de Niemeyer

Carta corográfica da Província do Rio de Janeiro, produzido a partir do decreto da Assembleia Provincial de 30 de outubro de 1857, e concluído em 1859. Contendo mapa da província de Minas Gerais; parte da província de São Paulo; plantas das vilas de Itaguaí, São João da Barra e da cidade de Angra dos Reis. Organizada pelos engenheiros Pedro d'Alcantara Bellegarde e Conrado de Niemeyer, na Litografia Imperial de Eduard Rensburg.

Eduard Rensburg, designer e litógrafo holandês, ensinou técnicas litográficas ao jovem Flausino da Gama, permitindo-o que utilizasse sua própria oficina tipográfica. Em 1875, a litografia se mostrava uma técnica muito utilizada não só pelos artistas plásticos locais, mas por muitos escritórios de tipografia, incluindo o estúdio que Rensburg fundou em 1840 com o litógrafo e pintor inglês George Mathias Heaton, que produziam livros, revistas e periódicos da cidade por volta desse período. O encontro de Rensburg com Flausino foi um sucesso, e logo o sonho de ver seu dicionário preparado e publicado tornou-se realidade. Flausino da Gama foi autor do primeiro dicionário ligado à comunidade surda brasileira, intitulado Iconografia de Sinais de Surdos-Mudos.

Conrado de Niemeyer

Ata da Troca de Ratificações do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Império do Brasil e Império Otomano (atual Turquia), realizada em 18 de maio de 1858. Com assinaturas de Francisco Ignácio de Carvalho Moreira (1815-1906), Barão de Penedo, e de Constantine Musurus (1807–1891), Embaixador do Império Otomano. Este documento é anexo ao Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os Impérios brasileiro e otomano, concluído em 05 de fevereiro de 1858.

Francisco Ignácio de Carvalho Moreira (1815-1906), Barão de Penedo. Político, diplomata e advogado brasileiro. Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo, onde formou-se advogado em 1839. Posteriormente, tornou-se doutor da área pela Universidade de Oxford. Foi deputado por Alagoas de 1849 a 1852, quando ingressou no serviço diplomático como representante do Brasil junto aos Estados Unidos. Exerceu cargos em Roma, Londres, Vaticano, França e diversas Cortes da Europa e da América. Em 1863, participou da Questão Christie, liderando o rompimento das relações diplomáticas com a Grã-Bretanha. Presidiu o Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil (1851), recebeu do Papa a Grã-Cruz de 1.ª Classe da Ordem de São Gregório Magno de Roma e de Portugal a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e Oficial da Imperial Ordem da Rosa. Foi ainda sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Constantine Musurus (1807–1891), diplomata grego-otomano (pode ser encontrado também como “Kostaki Musurus Pasha”). Foi o primeiro Embaixador do Império Otomano (atual Turquia) no recém-independente reino da Grécia em 1840, cargo que exerceu por oito anos. Nos anos seguintes, serviu como Embaixador na Grã-Bretanha (1850-1885), na Bélgica (1861-1875) e nos Países Baixos (1861-1877). Também foi Grande Cordão da Ordem de Leopoldo, Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul, Grã-Cruz da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro, Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem do Leão da Holanda e Grande Comendador da Ordem do Redentor. Foi, ainda, o tradutor do clássico A Divina Comédia, de Dante Alighieri, para o grego e o turco antigos.

Império do Brasil (Brasil)

Cópia de despacho enviado pelo cônsul brasileiro em Luanda, Saturnino de Souza Oliveira (1824-1871), a Álvares Nogueira, em 15 de junho de 1858, referente à certidão de nomeação de Remigio Luiz na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 23 de setembro de 1830.

Saturnino de Souza e Oliveira (1824-1871), nasceu em Coimbra, e faleceu em Angola, onde exerceu o cargo de Cônsul do Brasil, entre 1870 e 1871. Doutor em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, serviu algum tempo como cirurgião do exército, exerceu a clínica no Rio de Janeiro e também em Angola.

Saturnino de Souza Oliveira (1824-1871)

Cópia de despacho enviado pelo cônsul brasileiro em Luanda, Saturnino de Souza Oliveira (1824-1871), em 15 de junho de 1858, referente ao passaporte assinado pelo Presidente da província de Pernambuco, Francisco de Carvalho Paz de Andrade, autorizando o Brigue Oriental liderado por Remigio Luiz dos Santos, a aportar na província e seguir para Montevideu em 3 de novembro de 1831.

Saturnino de Souza e Oliveira (1824-1871), nasceu em Coimbra, e faleceu em Angola, onde exerceu o cargo de Cônsul do Brasil, entre 1870 e 1871. Doutor em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, serviu algum tempo como cirurgião do exército, exerceu a clínica no Rio de Janeiro e também em Angola.

Saturnino de Souza Oliveira (1824-1871)

Cópia de despacho enviado pelo cônsul brasileiro em Luanda, Saturnino de Souza Oliveira (1824-1871), em 15 de junho de 1858, referente ao passaporte assinado pelo presidente da província de Pernambuco, Francisco de Carvalho Paz de Andrade, autorizando o Brigue Oriental liderado por Remigio Luiz dos Santos, a aportar em Recife e seguir para Montevideu em 2 de abril de 1827. Visado em Luanda em 12 de junho de 1831.

Saturnino de Souza e Oliveira (1824-1871), nasceu em Coimbra, e faleceu em Angola, onde exerceu o cargo de Cônsul do Brasil, entre 1870 e 1871. Doutor em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, serviu algum tempo como cirurgião do exército, exerceu a clínica no Rio de Janeiro e também em Angola.

Saturnino de Souza Oliveira (1824-1871)

Carta corográfica da Província do Rio de Janeiro, produzido a partir do decreto da Assembleia Provincial de 30 de outubro de 1857, e concluído em 1859. Contendo planta de cidades da província do Rio de Janeiro: planta da cidade de Macaé, planta da cidade de Cabo Frio, planta da cidade de Resende, planta da cidade de Barra Mansa, planta da cidade de Magé, planta da cidade de Niterói (capital da província do Rio de Janeiro) e planta da cidade de Campo dos Goytacazes. Organizada pelos engenheiros Pedro d'Alcantara Bellegarde e Conrado de Niemeyer. Litografia Imperial de Eduard Rensburg.

Eduard Rensburg, designer e litógrafo holandês, ensinou técnicas litográficas ao jovem Flausino da Gama, permitindo-o que utilizasse sua própria oficina tipográfica. Em 1875, a litografia se mostrava uma técnica muito utilizada não só pelos artistas plásticos locais, mas por muitos escritórios de tipografia, incluindo o estúdio que Rensburg fundou em 1840 com o litógrafo e pintor inglês George Mathias Heaton, que produziam livros, revistas e periódicos da cidade por volta desse período. O encontro de Rensburg com Flausino foi um sucesso, e logo o sonho de ver seu dicionário preparado e publicado tornou-se realidade. Flausino da Gama foi autor do primeiro dicionário ligado à comunidade surda brasileira, intitulado Iconografia de Sinais de Surdos-Mudos.

Conrado de Niemeyer

Cópia de despacho enviado pelo cônsul brasileiro em Luanda, Saturnino de Souza Oliveira (1824-1871), a Guilherme Stepple, datado em 15 de junho de 1858, referente à nomeação do capitão do Bergantim Oriente, Remigio Luiz dos Santos, como provedor-mor da saúde em Pernambuco em 9 de janeiro de 1831.

Saturnino de Souza e Oliveira (1824-1871), nasceu em Coimbra, e faleceu em Angola, onde exerceu o cargo de Cônsul do Brasil, entre 1870 e 1871. Doutor em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, serviu algum tempo como cirurgião do exército, exerceu a clínica no Rio de Janeiro e também em Angola.

Saturnino de Souza Oliveira (1824-1871)

Instrumento original do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Império do Brasil e Império Otomano (atual Turquia), assinado por Francisco Ignácio de Carvalho Moreira (1815-1906), Barão de Penedo, e por Constantine Musurus (1807–1891), Embaixador do Império Otomano na cidade de Londres, em 05 de fevereiro de 1858. Este documento é anexo ao Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os Impérios brasileiro e otomano, concluído em 05 de fevereiro de 1858.

Francisco Ignácio de Carvalho Moreira (1815-1906), Barão de Penedo. Político, diplomata e advogado brasileiro. Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo, onde formou-se advogado em 1839. Posteriormente, tornou-se doutor da área pela Universidade de Oxford. Foi deputado por Alagoas de 1849 a 1852, quando ingressou no serviço diplomático como representante do Brasil junto aos Estados Unidos. Exerceu cargos em Roma, Londres, Vaticano, França e diversas Cortes da Europa e da América. Em 1863, participou da Questão Christie, liderando o rompimento das relações diplomáticas com a Grã-Bretanha. Presidiu o Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil (1851), recebeu do Papa a Grã-Cruz de 1.ª Classe da Ordem de São Gregório Magno de Roma e de Portugal a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e Oficial da Imperial Ordem da Rosa. Foi ainda sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Constantine Musurus (1807–1891), diplomata grego-otomano (pode ser encontrado também como “Kostaki Musurus Pasha”). Foi o primeiro Embaixador do Império Otomano (atual Turquia) no recém-independente reino da Grécia em 1840, cargo que exerceu por oito anos. Nos anos seguintes, serviu como Embaixador na Grã-Bretanha (1850-1885), na Bélgica (1861-1875) e nos Países Baixos (1861-1877). Também foi Grande Cordão da Ordem de Leopoldo, Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul, Grã-Cruz da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro, Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem do Leão da Holanda e Grande Comendador da Ordem do Redentor. Foi, ainda, o tradutor do clássico A Divina Comédia, de Dante Alighieri, para o grego e o turco antigos.

Império do Brasil (Brasil)

Cópia de despacho enviado pelo cônsul brasileiro em Luanda, Saturnino de Souza Oliveira (1824-1871), à Alvares Nogueira, em 15 de junho de 1858, referente ao passaporte assinado pelo Marquês de Paranaguá (1769-1846), autorizando o Brique Oriental liderado por Remigio Luiz dos Santos, a aportar no Rio de Janeiro e seguir para montevidéu em 10 de janeiro de 1831.

Francisco Vilela Barbosa (1769-1846), o Visconde e Marquês de Paranaguá. Estudou Matemática em Coimbra no ano de 1796. Iniciou sua carreira na Marinha Portuguesa, desempenhou o cargo de deputado pelo Rio de Janeiro nas Cortes de Lisboa e em seu retorno para o Rio de Janeiro, atuou na constituinte. Senador do Rio de Janeiro, desenvolveu várias atividades diplomáticas, como o reconhecimento do Brasil por Portugal e fez negociações com a França.

Saturnino de Souza e Oliveira (1824-1871), nasceu em Coimbra, e faleceu em Angola, onde exerceu o cargo de Cônsul do Brasil, entre 1870 e 1871. Doutor em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, serviu algum tempo como cirurgião do exército, exerceu a clínica no Rio de Janeiro e também em Angola.

Saturnino de Souza Oliveira (1824-1871)

Cópia do Tratado celebrado entre o Império do Brasil e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, celebrado em 1840, com intuito do banimento do transporte de seres humanos para serem escravizados. Prática considerada crime pela Lei britânica desde 1807 e passíva de punições severas, segundo a Convenção Brasileira de novembro de 1826. O Tratado tem por objetivo tornar as leis mais efetivas e garantir uma circulação marítima mais organizada. Indicado como Ministro Plenipotenciário para as tratativas John Hobart Caradoc (1799-1873), Barão de Howden, pela parte britânica. A cópia foi elaborada em 28 de agosto de 1856.

John Hobart Caradoc (1799-1873), Barão de Howden (o sobrenome pode ser encontrado como “Caradoc” ou “Cradock”) foi um Diplomata, Político e Militar irlandês. Estudou em Eton (Inglaterra) e tornou-se Alferes da Grenadier Guards em 1815. Em 1824, Caradoc ingressou na carreira diplomática, atuando como representante militar em missões diplomáticas em Berlim e Paris; Ele exerceu o cargo de Embaixador no Brasil e na Espanha. Em 1829, foi nomeado Comissário Militar da Embaixada de Paris. Ainda, fez parte do Parlamento britânico, exercendo o cargo de Deputado por Dundalk (1830-1831). Também atuou como Comissário Militar do Exército francês e espanhol. Em 1841, foi promovido a Coronel e atuou como Escudeiro da Duquesa de Kent. Por seus préstimos, Caradoc foi dígno de honras francesas, espanholas, russas, gregas, belgas e britânicas.

Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda (Grã-Bretanha)

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